Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

7 cidades para se encantar com as cerejeiras em flor

Esqueça as baixas temperaturas que têm assustado o hemisfério norte nos últimos dias porque está quase na época de apreciar este belo fenômeno da natureza

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h33 - Publicado em 2 mar 2018, 14h11

O inverno pode estar rigoroso no hemisfério norte ultimamente, com nevascas em lugares incomuns, como Roma e Mônaco, por exemplo, mas como já entramos em março ele está com os dias contados.

E com sua despedida vem a primavera, minha estação do ano favorita, preciso dizer, especialmente no hemisfério norte, onde ela é ainda mais facilmente notada.

Para quem gosta de admirar a natureza, árvores e flores, um dos períodos mais esperados desta época do ano é o da floração das cerejeiras, que acontece entre o final de março e o início de abril.

No Japão o assunto é sério. Há diversos festivais para observar e comemorar a floração das cerejeiras e há serviços especiais de previsão para determinar ao certo quando as árvores darão flores, que duram em média, apenas duas semanas.

A observação das flores de cerejeiras, que por lá são chamadas de Sakura, tem até um nome: hanami, que para os japoneses representa um pouco de suas características: a beleza efêmera e o tempo curto de duração da vida, suas emoções e sua transitoriedade.

Nesta época do ano, apesar do frio ainda persistir, os parques do Japão ficam lotados, as pessoas aproveitam para fazer picnics, meditar, caminhar, fazer selfies (muitos) ou apenas observar a beleza da natureza.

Infelizmente nunca fui para o Japão nesta época do ano. Mas, no ano passado, consegui finalmente ir a um outro festival de cerejeiras também muito famoso e que sempre tive vontade de ir: o de Washington DC.

As centenas e centenas de cerejeiras doadas à capital norte-americana pelos japoneses enfeitam alguns dos monumentos mais famosos da cidade, como o Washington Monument (o obelisco da foto no alto), o Jefferson Memorial e o Lincoln Memorial. E a cidade ganha dezenas de eventos para comemorar a amizade EUA-Japão.

Mas para quem não sabe estes não são os únicos dois países a promover festivais relacionados à floração de cerejeiras. Há diversos ao redor do mundo e separei algumas das cidades onde, com festival ou sem, é possível se encantar com a beleza das árvores em flor.

 

1. Amsterdã

Holanda

As cerca 400 cerejeiras plantadas no Amsterdamse Bos foram um presente dado ao parque pelo Clube das Mulheres Japonesas em 2000 para celebrar os laços de amizade entre os dois países. Localizadas em uma parte especial do belo parque holandês, cada uma tem um nome: 200 receberam nomes holandeses de mulher, enquanto as outras 200, nomes japoneses, também femininos. Todos os anos acontece o Festival das Cerejeiras no local, com comidas típicas japonesas e diversas atrações para toda a família. As datas variam todos os anos, mas geralmente ocorre no início de abril.

Para saber mais: www.amsterdamsebos.nl

 

2. Dalian

China

Localizada perto da Coreia do Norte e a pouco mais de uma hora de voo de Pequim, a cidade de Dalian é conhecida por seu famoso Parque de Cerejeiras Lushun Longwangtang, que ocupa uma área de 56 mil m2 e possui uma enorme variedade de cerejeiras. Um dos locais mais famosos da China para observar as árvores em floração, em diversas cores, o parque também se vangloria de ter as cerejeiras mais antigas do país: elas foram plantas durante a ocupação japonesa entre 1937 e 1945.

Para saber maiswww.en.visitdl.com

 

3. Valle del Jerte

Espanha

Se você achava que só veria girassóis e oliveiras na Espanha se enganou. Localizado a cerca de duas horas ao sul de Salamanca, o Valle del Jerte é famoso pelas belíssimas cerejeiras brancas que encantam os visitantes. Para festejar esta época, todos os anos a região promove a Festa da Cerejeira em Flor, que em 2018 acontecerá entre 17 de março e 3 de maio. Serão diversas atividades com foco na cultura, gastronomia e tradições locais. Para quem quer ver as flores, porém, a previsão é que as árvores floresçam entre 20 de março e 10 de abril.

Continua após a publicidade

Para saber maiswww.turismovalledeljerte.com

 

4. Vancouver

Canadá

A encantadora Vancouver tem cerca de 40 mil cerejeiras de todas as cores espalhadas pela cidade. Grande parte delas foram um presente dado pelos japoneses nos anos 30. Para quem quer apreciá-las, uma visita ao Queen Elizabeth Park é uma excelente opção, já que, devido à grande variedade de árvores, a floração das cerejeiras por lá pode durar até dois meses. Desde 2005 Vancouver também realiza anualmente o Festival das Cerejeiras, com atrações de todos os tipos e em várias partes da cidade. Neste ano ele acontece entre os dias 3 e 29 de abril.

Para saber maiswww.vcbf.ca

 

5. Paris

França

Este belíssimo parque fica a cerca de 10km da capital francesa e é facilmente acessível de trem (o RER). Nele há dois jardins de cerejeiras diferentes: um com apenas árvores cor de rosa e o outro com 150 árvores de flores brancas. São um espetáculo para admirar. Na época da floração, o parque fica cheio de moradores e turistas, que aproveitam para fazer picnics ou apenas festejar o hanami. Ah, e como na França quase tudo é histórico, o jardim foi projetado por André Le Nôtre, o responsável também por Versalhes e o castelo de Chantilly.

Para saber maiswww.en.parisinfo.com

 

6. Washington DC

EUA

Já virou uma tradição e a cada ano o Festival das Cerejeiras de Washington DC atrai mais visitantes para festejar as 3 mil árvores doadas em 1912 pelo então prefeito de Tóqui Yukio Ozaki. Mais de um milhão e meio de pessoas comparece todos os anos ao festival, que oferece performances de artistas, comidas e claro, muitas árvores ao redor da Tidal Basin para apreciar.  Neste ano o famoso festival acontece entre os dias 20 de março e 15 de abril. Para quem estiver na capital americana na época da florada, a visita vale mesmo nos dias em que não há festival. As cerejeiras servem de moldura para os monumentos da cidade e deixam a paisagem ainda mais bonita. Irresistível para quem curte um selfie (como eu e minha amiga mostramos abaixo 😉 ).

Para saber maiswww.nationalcherryblossomfestival.org

 

7. Kyoto

Japão

Como não podia ser diferente, praticamente em qualquer lugar do Japão nesta época do ano, haverá um belo local para ver cerejeiras em flor. Mas como Kyoto já é especial normalmente, faça chuva ou faça sol, neste período a antiga capital japonesa ganha ares quase encantados. Não à toa é nesta época do ano que fica ainda mais cheia de turistas. Entre os melhores locais para praticar o hanami estão o Parque Maruyama, o Rio Kamo ou o Parque do Palácio Imperial. Quem busca um pouco mais de tranquilidade, uma boa opção é fazer um passeio no Caminho do Filósofo, que passa por um canal lotado de cerejeiras em suas margens, e leva a uma série de templos. Mágico. Neste ano, o pico deve ser entre 25 de março e 3 de abril na região.

Para saber maiswww.jnto.go.jp

 

Continua após a publicidade

Publicidade