Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

Teju Cole: camadas de tragédia

Antes da entrevista começar, Teju Cole avisa que não quer ser filmado. O escritor, que conquistou a crítica dos Estados Unidos no ano passado com seu romance de estreia, Cidade Aberta, recém-lançado no Brasil pela Companhia das Letras, e se tornou uma boa aposta nos círculos literários, sabe que falar de seu trabalho é necessário […]

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 08h26 - Publicado em 7 jul 2012, 18h51

tarja-flip-1

teju-cole

Antes da entrevista começar, Teju Cole avisa que não quer ser filmado. O escritor, que conquistou a crítica dos Estados Unidos no ano passado com seu romance de estreia, Cidade Aberta, recém-lançado no Brasil pela Companhia das Letras, e se tornou uma boa aposta nos círculos literários, sabe que falar de seu trabalho é necessário para vendê-lo. Ainda mais quando se está começando. “Eu sou jovem”, diz o autor de 37 anos. “Mas também sou tímido.” Além da vergonha, Cole, que pensa longe, quer impor limites. Sabe que poderá ser assediado de forma crescente nos próximos anos e prefere estabelecer já seu espaço. Se ele pensa em se tornar um Thomas Pynchon, o misterioso autor americano que nunca dá entrevistas e de quem nem mesmo se conhece a cara? “Ah, quem me dera ser tão louco quanto ele”, ri. É assim, com franqueza e também com simpatia, com orgulho de seu trabalho e também com simplicidade, que Teju Cole fala como procurou captar a falta de compaixão humana em Cidade Aberta.

MAIS FLIP: Acompanhe a cobertura das mesas no blog Todoprosa

“Este é um livro sobre o quanto é difícil sentir compaixão. Acredito que todos nós tentamos, de diferentes maneiras, fazer a coisa certa. E por razões psicológicas e de fraqueza pessoa, nós muitas vezes falhamos nessa tentativa e chegamos a ser brutais uns com os outros. Eu gosto de explorar essa imperfeição, porque é assim que as pessoas são de verdade, boas e más, não apenas boas ou apenas más”, conta, fazendo referencia a Julius, o protagonista de Cidade Aberta.
Read more

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.