Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

O recluso Crumb, enfim, sai da toca

Cruzar com o cartunista underground Robert Crumb nas ruas de Paraty é mais difícil que encontrar uma refeição barata na cidade em dias de Flip. Mas, nesta sexta, eis que o americano, famoso por seu caráter recluso, saiu da toca. Saiu, falou com vários jornalistas de uma vez (ele concedeu uma entrevista coletiva) e até […]

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 14h37 - Publicado em 6 ago 2010, 13h46

Flavio Moraes/Fotoarena

Cruzar com o cartunista underground Robert Crumb nas ruas de Paraty é mais difícil que encontrar uma refeição barata na cidade em dias de Flip. Mas, nesta sexta, eis que o americano, famoso por seu caráter recluso, saiu da toca. Saiu, falou com vários jornalistas de uma vez (ele concedeu uma entrevista coletiva) e até sorriu. Nada que o impedisse, entretanto, e manter a fama de rabugento: no meio do encontro, pediu aos fotógrafos que maneirassem nos cliques e, ao responder sobre a situação dos Estados Unidos, disse que sentia vergonha do seu país, e mesmo de “viver no planeta Terra”.

Sua vinda a Paraty foi possível graças à insistência da mulher, Aline, sua parceira também nos quadrinhos. Na cidade, o cartunista passa a maior parte do tempo em sua pousada, saindo raramente para tomar um refrigerante ou comer uma pizza. “Eu gostaria de ser anônimo, de andar por aí e observar as pessoas, só isso”, disse. “É esquisito participar de um festival de literatura”, afirmou, referindo-se ao fato de ser quadrinista.

Continua após a publicidade

No próximo dia 10, acompanhado do amigo Gilbert Shelton, outro expoente dos quadrinhos presente na Flip, estarão na Livraria da Vila, na Vila Madalena, em São Paulo. A editora Conrad aproveita a passagem de Crumb pelo Brasil para lançar a compilação Meus Problemas com as Mulheres, e a Desiderata, para reeditar Kafka de Crumb, uma biografia do escritor ilustrada pelo quadrinista.

Maria Carolina Maia


Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.