O escritor Estevão Azevedo foi anunciado nesta segunda-feira como um dos vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura por Tempo de Espalhar Pedras (Cosas Naify), na categoria Melhor Livro de Romance do Ano. Ao vencer, o escritor e editor da Globo Livros desbancou figurões da literatura brasileira, como Chico Buarque (O Irmão Alemão) e Cristovão Tezza (O Professor), também finalistas do prêmio, e levou a gratificação de 200.000 reais.
Leia também:
Escritora juvenil bate Chico Buarque no Jabuti
Chico Buarque e Valter Hugo Mãe na final do Oceanos
Azevedo nasceu em Natal, Rio Grande do Norte. Seu primeiro romance Nunca o Nome do Menino (Terceiro Nome, 2008) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2009, mas acabou não levando. Tempo de Espalhar Pedras se passa em uma comunidade de mineração que reúne os mais diversos tipos, como Silvério, que ainda tem esperanças de encontrar uma grande pedra preciosa, Rodrigo, apaixonado pela filha do inimigo de seu pai, e Sancho, que largou o garimpo para servir ao coronel do lugar.
O Prêmio São Paulo de Literatura também anunciou as vencedoras das categorias Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante com mais de 40 anos, entregue a Micheliny Verunschk por Nossa Teresa – Vida e Morte de uma Santa Suicida (Patuá), e Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante com menos de 40 anos a Débora Ferraz por Enquanto Deus Não Está Olhando (Record). Cada uma delas levou o prêmio de 100.000 reais.
Na edição 2014 do prêmio, venceram Ana Luisa Escorel, com Anel de Vidro (Melhor Livro do Ano), Verônica Stigger, com de Opisanie Swiata (Autor Estreante +40), e Marcos Peres, com O Evangelho Segundo Hitler (Autor Estreante -40).