Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

Escritora portuguesa Hélia Correia ganha prêmio Camões

A escritora portuguesa Hélia Correia (crédito: Divulgação) A escritora portuguesa Hélia Correia foi escolhida vencedora da edição e 2015 do Prêmio Camões, o mais importante destinado a autores de língua portuguesa. A decisão aconteceu na tarde desta quarta-feira, no Palácio São Clemente, sede do consulado de Portugal, no Rio de Janeiro. Ela vai ganhar um […]

Por Meire Kusumoto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 jun 2024, 01h16 - Publicado em 17 jun 2015, 21h39
A escritora portuguesa Hélia Correia (crédito: Divulgação)

A escritora portuguesa Hélia Correia (crédito: Divulgação)

A escritora portuguesa Hélia Correia foi escolhida vencedora da edição e 2015 do Prêmio Camões, o mais importante destinado a autores de língua portuguesa. A decisão aconteceu na tarde desta quarta-feira, no Palácio São Clemente, sede do consulado de Portugal, no Rio de Janeiro. Ela vai ganhar um prêmio de 100.000 euros (348.000 reais, aproximadamente). Com a escolha, Portugal empata com o Brasil em número de premiados, 11 cada.

Leia também: 
Rebatizado pelo Itaú, Portugal Telecom abole categorias
Escritor húngaro vence o prêmio Man Booker International

Nascida em Lisboa, em 1949, Hélia Correia é uma das principais representantes daquela que é conhecida como a “geração de 80″, a mesma de Luísa Costa Gomes, Clara Pinto Correia e Maria Ondina Braga. Hélia deu os primeiros passos literários na poesia, com a publicação dos livros O Separar das Águas (1981) e O Número dos Vivos (1982). A partir de 1983,trabalhou também comdramaturgia e prosa deficção. Entre suas obras mais destacadas estão os romances Soma (1987) e A Casa Eterna (1991), além da coleção de contos Vinte Degraus e Outros Contos, agraciado com o Prêmio de Contos Camilo Castelo Branco em 2013.

Continua após a publicidade

O júri que escolheu Hélia Correia contou com a participação de dois portugueses (o poeta e crítico literário Pedro Mexia e a ensaísta Rita Marnoto, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), dois brasileiros (o poeta e ensaísta Antonio Carlos Secchin e o escritor Affonso Romano Sant’Anna, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional) e dois representantes dos países africanos de língua portuguesa (a ensaísta de São Tomé e Príncipe Inocência Mata, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e o ficcionista moçambicano Mia Couto, vencedor do prêmio Camões em 2013).

(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.