Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.
Continua após publicidade

Biscoito fino para a mente

/

Por Fábio Altman Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 00h00 - Publicado em 27 nov 2015, 16h35

Nos anos 1970 e 80, fez muito sucesso a coleção Primeiros Passos, da editora Brasiliense. Eram livros de bolso, pequenos mesmo, que agradavam a quem apenas buscava iniciação, mas eram celebrados também como obras de qualidade inquestionável, como se atrás daquelas 50 e poucas páginas corressem rios de informação profunda. “O que é…” era a senha para alguns dos títulos virarem ícones de uma classe média intelectualizada que saía dos anos da ditadura militar. A coleção existe até hoje, já não vende como antigamente, mas virou um marco – ou uma resposta para quem acha improvável pequenos volumes oferecerem grandes respostas. Tal como ocorre com os perfumes, de cujos diminutos frascos exalam odores inacreditáveis, de livros que mal ficam em pé brotam ideias inteligentemente construídas e minuciosamente detalhadas.

Cortemos para os anos 2000, mais exatamente para o primeiro ano do novo milênio. Com Perversão, de Flávio Carvalho Ferraz, a coleção Clínica Psicanalítica, da editora Pearson Clinical Brasil, começava uma travessia intelectual de 15 anos e 80 títulos. Morte (Maria Elisa Pessoa Labaki), Adicção (Décio Gurfinkel) e Hipocondria (Rubens Marcelo Volich) são alguns dos títulos – em volumes pequenos, insista-se – capazes de entregar densidade inigualável. Lê-los é acompanhar o magnífico casamento de duas extraordinárias invenções da civilização – a literatura e a psicanálise.

Aliás, esse é o tema, com atenção especial às letras do Brasil, da conversa entre os psicanalistas Renato Mezan e Renata Cromberg, no evento de celebração da história da coleção. Quando? Sábado, 28 de novembro, 10 horas, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.