Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Starlink se complica em meio às pressões de Moraes

Ou… a empresa complica a própria situação quando opta por também descumprir ordem judicial

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 set 2024, 12h26 - Publicado em 2 set 2024, 11h05

A empresa Starlink até teve apoio de juristas e pessoas públicas, inclusive as que concordam com a atuação de Alexandre de Moraes. Foi entendido como um cruzamento estranho à lei o ministro bloquear as contas da empresa, que é outra entidade jurídica, apesar de ter o mesmo sócio que o X.

O problema é que, no fim de semana, a Starlink foi a única provedora de acesso ao X a comunicar à Anatel que não cumpriria a ordem de suspender o acesso dos seus clientes à rede social.

O principal negócio da Starlink é fornecer internet por satélite e de alcance até em áreas remotas, não o de permitir acesso às redes sociais. E era no seu core business que ela deveria ter permanecido.

A empresa pulou para dentro da ilegalidade, até porque, em qualquer ordenamento jurídico democrático, decisões judiciais têm que ser cumpridas, mesmo que se discorde delas. Depois questiona-se a decisão na própria Justiça. É assim que funciona.

Continua após a publicidade

O presidente da Câmara, Arthur Lira, ao falar no sábado 31 em um encontro do mercado financeiro, fez uma comparação interessante. Disse que seria o mesmo que, na crise das Americanas, a Justiça tivesse bloqueado as contas da Ambev. Vários juristas disseram com palavras do mundo do direito a mesma coisa. Tentaram separar o X da Starlink.

No entanto, a empresa – ao dizer que não cumpriria a ordem de Moraes – quebrou esse argumento. Colocou-se ao lado de Elon Musk numa briga em torno de cumprir ou não decisão judicial. Decisão que nesta segunda-feira, 2, está deixando de ser monocrática para ser colegiada, com os votos na Primeira Turma do STF seguindo Moraes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.