
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, lavou a alma dos brasileiros que acreditam que a democracia brasileira é hoje tão valiosa quanto frágil – em vários aspectos.
O magistrado foi extremamente feliz ao responder com firmeza aos inúmeros/covardes ataques de Jair Bolsonaro contra a Justiça Eleitoral, a Constituição e a democracia.
Fachin disse não mandar recado ao presidente da República porque – na realidade – não houve indireta, mas sim uma fala com oito afirmações diretas para Bolsonaro e o bolsonarismo radical.
Vamos a elas:
1 – “Nada e nem ninguém vai interferir na Justiça Eleitoral” – o presidente é o único agente público que tenta escancaradamente subjugar os outros poderes no Brasil.
2 – “No Brasil de hoje, quem põe em dúvida o processo eleitoral é porque não confia na democracia” – Bolsonaro questiona a segurança das urnas desde que assumiu o poder, em 2019.
3 – “Há muito barulho no canteiro de obras da política, [mas o TSE] opera com racionalidade técnica” – o presidente esperneia dia e noite como técnica diversionista para tirar o foco do fracasso retumbante de seu governo.
4 – “Quem trata de eleições são forças desarmadas e, portanto, as eleições dizem respeito à população civil” – Bolsonaro quis porque quis o envolvimento desnecessário das Forças Armadas nas eleições deste ano.
5 – “Uma geração deu a sua vida durante 21 anos da ditadura para que nós pudéssemos exercer o poder de escolher” – o presidente idolatra o regime que perseguiu, torturou e matou opositores.
6 – “Quem investe contra o processo eleitoral investe contra a democracia” – Bolsonaro, extremista de direita, age minando os outros poderes, como demonstra o livro Como as Democracias Morrem.
7 – “Quem defende ou incita a intervenção militar está praticando ato de afronta à Constituição e à democracia” – o presidente incita seguidores a pedir o uso da força do Exército, Marinha e Aeronáutica contra a democracia brasileira.
8 – “A Justiça Eleitoral jamais estará aberta a se dobrar a quem quer que seja tomar as rédeas do processo eleitoral” – Bolsonaro tenta dominar a Justiça Eleitoral para tirar a credibilidade de um processo respeitado no mundo todo.
Alguém precisava responder ao presidente da República à altura.
Obrigado, ministro Fachin!
* Esta coluna coloca tiros nos títulos como um retrato crítico do nosso tempo. Mas é contra o armamentismo
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.