Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O novo grande negócio que envolve reflorestar a Amazônia

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 ago 2024, 21h47 - Publicado em 13 ago 2024, 19h46

O Banco Mundial precificou nesta terça, 13, um título vinculado ao reflorestamento da Amazônia, com proteção de capital, no valor de US$ 225 milhões. Este é o maior título do Banco Mundial já precificado. 

Oferece aos investidores um cupom que inclui um componente fixo garantido e um componente variável vinculado à geração de Unidades de Remoção de Carbono (CRUs) de projetos de reflorestamento nas regiões da Amazônia no Brasil. 

É também o primeiro título que vincula o retorno financeiro dos investidores à remoção de carbono da atmosfera, diferindo de transações anteriores que estavam vinculadas à venda de créditos de carbono por emissões evitadas.

A notícia significa que reflorestar a Amazônia pode ser um bom negócio – e que isso já está tendo investimento de capital privado financeiro internacional. 

Continua após a publicidade

Há hoje um movimento de reflorestar a Amazônia. Não se trata de apenas combater o desmatamento, mas também refazer a mata perdida – e sem essa de espécies exóticas, mas sim nativas.

Para quem não entende muito de economia verde, o título será vendido pelo banco no mercado não só como mais um movimento contra o desmatamento, mas que impulsiona o reflorestamento na Amazônia. 

Mas como é que o modelo dá lucro? Quando a árvore proveniente desse replantio cresce ela captura o carbono. É esse ativo que é vendido. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.