Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O maior acerto de Lula após os atos terroristas de seguidores de Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jan 2023, 20h17 - Publicado em 10 jan 2023, 16h10

Sabe-se agora que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a decisão correta ao não aceitar a sugestão de decretar uma Garantia da Lei e da Ordem, a chamada GLO, que daria poderes aos militares na ordem pública após os ataques terroristas do último domingo, 8, dia da infâmia.

Lula optou pela intervenção federal no DF para mostrar à população que o poder civil organizará o Estado brasileiro após as forças de segurança pública se mostrarem incapazes de conter os ataques terroristas contra as sedes dos Três Poderes.

Com o mesmo intuito, Lula articulou – com a ajuda do governador do Pará Helder Barbalho – uma reunião com os chefes do Legislativo e do Judiciário e os 27 governadores. Depois da reunião, desceu a rampa, tomada pelos golpistas no dia anterior, com todas essas autoridades civis.

A GLO não é a tomada de poder pelas Forças Armadas, é apenas um recurso usado pelos poderes em caso de crise interna. No entanto, golpistas, inclusive alguns fardados do Exército, Marinha e Aeronáutica, gostariam que isso fosse usado para dizer que os militares são os únicos em condições de manter a lei e a ordem no país. 

O que o presidente Lula quis mostrar com a intervenção federal é que o poder civil tem toda a capacidade de restabelecer a normalidade. Lula evitou, assim, um estrago ainda maior do que o provocado pelos ataque dos golpistas à República.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.