Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Mais uma vitória de Doria contra Bolsonaro

Governador de São Paulo liderou a luta pela vacina no Brasil e merece todo crédito

Por Matheus Leitão 14 jan 2022, 16h48

O governador de São Paulo, João Doria, teve mais uma vitória na luta contra o governo federal e a favor da vida.

Nesta sexta, 14, foi vacinada em São Paulo a primeira criança do país contra a Covid-19. Ao lado de Doria, o indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, fez história ao receber o imunizante.

A foto de Doria com o menino é emblemática – representa uma esperança para milhares de crianças e para os pais que querem ver seus filhos longe dos riscos desta terrível doença.

Mais uma vez, o governador de São Paulo enfrentou o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Saúde pau mandado, Marcelo Queiroga, conseguindo iniciar a imunização. 

Enquanto os negacionistas atacam a vacina, Doria sempre correu atrás dela.

Continua após a publicidade

A esperança trazida pela foto de hoje também atingiu este colunista. Daniel, meu filho de 11 anos, já poderia estar vacinando se o governo não estivesse fazendo de tudo para atrasar a imunização.

Embora a campanha já tenha começado em São Paulo, aqui em Brasília ainda não há previsão do início da vacinação. Provavelmente, meu filho só será imunizado depois que completar 12 anos, em fevereiro.

A realidade seria diferente se Bolsonaro não estivesse preocupado em atacar a Anvisa e negar a ciência. No lado oposto, João Doria está lutando pela vacina e merece todo crédito por isso.

Desde que surgiu a possibilidade de compra da vacina, o governador se empenhou e foi incansável no trabalho para que a CoronaVac fosse produzida.

Enquanto o governo federal atrasou a compra, Doria não mediu esforços para começar a imunizar a população. Agora, ele repete o esforço mostrando seu compromisso com a vida.

Continua após a publicidade

Publicidade