Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Lula acerta o tom contra Bolsonaro na frente de Maduro

Auxiliares do presidente tentam reverter agenda negativa após relativização dos horrores do líder do regime chavista

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 Maio 2023, 19h14 - Publicado em 30 Maio 2023, 16h20

Na frente de Nicolás Maduro, Gabriel Boric e Alberto Fernández – assim como outros sete presidentes de nações da América do Sul -, Lula acertou o tom contra Jair Bolsonaro, relembrando o péssimo comportamento do líder da extrema direita na pandemia.

“No Brasil, um governo negacionista atentou contra os direitos da sua própria população, rompeu com os princípios que regem a nossa política externa e fechou nossas portas a parceiros históricos. Nosso país optou pelo isolamento do mundo e do seu entorno. Essa postura foi decisiva para o descolamento do país dos grandes temas que marcaram o cotidiano dos nossos vizinhos”, disse o presidente brasileiro.

Segundo auxiliares do presidente, a ideia era que Lula cutucasse o antecessor pela forma como o Brasil destratou líderes esquerdistas sul-americanos nos últimos quatro anos. Ou seja, pela péssima política externa bolsonarista. 

Mas, indo além. Lembrando o pior momento de Bolsonaro que ficou conhecido no mundo todo – a negação à ciência e às vacinas quando mais precisávamos delas: na luta contra o vírus da Covid-19, que matou 700 mil brasileiros. 

Por isso, o uso da palavra negacionista.

Continua após a publicidade

Recordar o pior momento de Bolsonaro pode servir, na avaliação desses mesmos auxiliares, para tentar reverter a agenda negativa desta segunda, 29, quando Lula relativizou os horrores do líder do regime chavista que persegue e tortura opositores. 

“Na região, deixamos que as ideologias nos dividissem e interrompessem o esforço da integração. Abandonamos canais de diálogo”, completou o petista. 

A ver, se dará certo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.