A relação entre os caminhoneiros e Bolsonaro azedou
Ministro liga para presidente e pede para ele parar os líderes dos protestos. Ou melhor, para os caminhões não pararem o Brasil

O Brasil é um país único. Vejam vocês: o presidente Jair Bolsonaro convocou os seus apoiadores radicais durante semanas, entre eles parte de uns caminhoneiros criminosos, para o apoiarem no seu tresloucado 7 de setembro.
O dia da Independência, o pior dos últimos 199 anos, teve sim uma tresloucada (essa é a palavra!) algazarra. Mas agora também um inesperado resultado para o presidente da República, que viu a bolsa despencar e o dólar disparar.
Os caminhoneiros resolveram seguir promovendo manifestações e bloquearam rodovias de 12 estados do país nesta quarta, dia 8, um dia após o “Dia da Independência” de Bolsonaro.
É engraçado. Segundo um parlamentar aliado do presidente que conversou com a coluna, um ministro de Estado ligou para o presidente em desespero para ele fazer um apelo aos caminhoneiros: “parar o que o próprio Jair começou”.
Foi aí que o presidente gravou um áudio pedindo aos caminhoneiros que liberem, o mais rápido possível, diversas estradas do país. Na gravação, Bolsonaro diz que a ação “atrapalha a economia”.
“Fala para os caminhoneiros aí, que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia. Isso provoca desabastecimento, inflação e prejudica todo mundo. Então, dá um toque no caras aí, se for possível, para liberar, tá ok? Para a gente seguir a normalidade”, disse o presidente no áudio.
Gargalhei e me arrependi depois. É inacreditável. Seria cômico, não fosse trágico. Quem atrapalha a economia, presidente, é o senhor ao mostrar ao mundo que está descompensado na presidência. Até os Estados Unidos soltaram alerta aos seus cidadãos por conta de sua irresponsabilidade. Agora aguenta, Jair. A ideia foi sua.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.