Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A nova visão de Jair Bolsonaro sobre o golpe de 1964

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 nov 2024, 17h12 - Publicado em 28 nov 2024, 16h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ufa, finalmente uma nova visão de Bolsonaro sobre o golpe de 64

    Na entrevista em que admitiu se refugiar em uma embaixada para não ser preso, Jair Bolsonaro finalmente mudou sua visão sobre o 31 de Março e o 1º de Abril de 1964, afirmando que houve sim um golpe de estado.

    Ufa. Demorou só 35 anos de vida pública para o ex-presidente fazer isso.

    Questionado pela jornalista Raquel Landim se algum subordinado pediu para ele dar um golpe de Estado em 2022, o líder da extrema-direita brasileira respondeu que “golpe de estado […] tem que articular com as Forças Armadas, com políticos, classe empresarial, como fizeram em 1964”.

    Bolsonaro sempre negou que tenha havido golpe em 64 ou mesmo ditadura. Ele é inclusive um defensor das barbáries da tortura de um regime que usou a força bruta do estado contra o cidadão comum.

    Continua após a publicidade

    Em entrevista a este colunista quando ainda era deputado, ele afirmou que a ditadura teve eleição presidencial indireta pelo Congresso, que apoiou tudo o que os militares quiseram.

    Confrontado com as cassações de mandatos, as prisões arbitrárias, a censura à imprensa, com a tortura ou mesmo o próprio fechamento do parlamento e a troca de ministros do Supremo, o político sempre desconversava, ao longo dos anos, ou fugia do tema com questionamentos sobre o comunismo.

    Indiciado pela tentativa violenta de abolir o estado democrático de direito em pleno 2024, com uma trama envolvendo outras 36 pessoas, incluindo ministros de estado e generais, Bolsonaro finalmente disse a verdade.

    Continua após a publicidade

    A narrativa de que houve uma “revolução” foi abandonada. 

    Mas Bolsonaro também mostrou que sabia o caminho. Tentou articular com as Forças Armadas durante todo o governo. Fracassou no final. Conseguiu uma rede de apoio de políticos. Não foi suficiente. Tentou se cercar de empresários golpistas. Foram menos do que ele queria. Pelo que descreveu agora, e diante do que ele fez nos quatro anos de mandato, dá para concluir que ele tentou seguir a receita de 1964, mas não foi bem sucedido. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.