
A nova rodada da pesquisa Quaest – desta vez na Bahia – mostra uma grande oportunidade que o PT e Lula estão perdendo ao não conter suas brigas e disputas internas.
Quarto maior colégio eleitoral do país, o estado baiano mostra uma diferença enorme entre a pesquisa espontânea, quando os candidatos não são apresentados aos eleitores, e a estimulada.
Na espontânea, 59% não escolheram. Assim que a pergunta chega ao eleitor a coisa imediatamente muda.
Por exemplo, perguntado se o eleitor prefere alguém ligado ao Lula ou ao Bolsonaro, o petista consegue 53%. Ou seja, há um grande espaço para a esquerda vencer também o governo estadual.
Mas quem é do estado sabe: houve um grande conflito na coalizão do governador Rui Costa e a divisão entre os petistas baianos – o próprio Costa e Jacques Wagner – e, com isso, o PT vai perdendo a chance de vencer por lá.
Óbvio que, na estimulada, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto aparece com muita força, como preferência de 66% a 59%, dependendo do cenário.
O recado que fica é que se a esquerda quiser ter alguma chance no governo da Bahia… terá que rapidamente se entender e ter um candidato, já que 53% querem um candidato ligado a Lula
ACM Neto carrega uma imagem construída por gerações, e está com a rejeição baixa, mesmo tendo sido prefeito de Salvador por muitos anos. Por isso, não há tempo a perder.
As chances de o PT continuar a governar o Estado vão diminuindo a cada dia. Essas brigas internas do PT paralisaram o partido.
Otto Alencar não aceitou se candidatar ao governo e todo o plano para uma coalizão competitiva do Rui Costa desmoronou, como disse. Com isso, o PT deve concorrer com um candidato fraco.
Quem poderia desequilibrar Lula, como a pesquisa mostra, e Rui Costa, este com avaliação positiva. Mas até agora nada. Enquanto isso, os números ainda mostram que Bolsonaro nem precisa ir à Bahia nesta eleição.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)