Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A chance real de derrota de Maduro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jul 2024, 20h15 - Publicado em 26 jul 2024, 20h00

Após 25 anos de chavismo – 14 deles sob Nicolás Maduro – o regime pode finalmente ser vencido nas urnas, como apontam pesquisas de intenção de voto do vizinho sul-americano.

Não que se espere que o presidente da Venezuela – que falou em “banho de sangue” em caso de derrota – aceite o resultado das eleições tranquilamente.

Por isso, o mundo todo aguarda com enorme tensão o resultado do sufrágio popular marcado para o próximo domingo, 28, em todo o país.

Maduro fez de tudo para que a eleição fosse ganha novamente por ele. Tirou, inclusive, a líder da oposição Maria Corina Machado da disputa. Mas o substituto dela, Edmundo González, continua liderando as pesquisas.

A doença antidemocrática do chavismo é a mesma do bolsonarismo no Brasil. Eles se parecem muito em tudo, inclusive na forma como foram constituídos. A diferença é a força das instituições brasileiras.

Continua após a publicidade

Quando nasceu na Venezuela, o chavismo foi oportunista diante de uma forte decepção dos eleitores com os dois partidos que se alternavam no poder.

À época liderado por Hugo Chávez, o regime ocupou um vazio institucional e foi, paulatinamente, demolindo a democracia por dentro, sempre com a ajuda das Forças Armadas.

Um quarto de século depois, contudo, a crise migratória venezuelana se soma à insatisfação com os apagões, desabastecimento e a inflação – tudo resultado da falta de alternância de poder.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.