Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Governo Lula não descarta endurecer discurso contra Venezuela

Após a ordem de prisão de Edmundo González, os governos do Brasil e da Colômbia divulgaram uma nota manifestando 'profunda preocupação' com a decisão

Por Marcela Rahal Atualizado em 4 set 2024, 11h07 - Publicado em 4 set 2024, 10h58

A situação na Venezuela ficou ainda mais crítica após a ordem de prisão contra o principal opositor do governo de Nicolás Maduro, Edmundo González, nesta semana. Por isso, fontes do Itamaraty não descartam uma resposta ainda mais dura do que a que foi dada nesta terça-feira, 3, em conjunto com o governo da Colômbia.

No texto, os países manifestaram “profunda preocupação” com o pedido de prisão do adversário de Maduro e que isso afeta gravemente os compromissos assumidos no âmbito dos Acordos de Barbados, em que governo e oposição, mediados pela Noruega, firmaram compromissos por um processo eleitoral democrático no país.

A nota ainda conclui dizendo que a decisão “dificulta, ademais, a busca por solução pacífica, com base no diálogo entre as principais forças políticas venezuelanas”.

A coluna ouviu que a “depender da evolução do quadro”, existe até a possibilidade de o governo brasileiro classificar Maduro como ditador, o que sempre foi negado pelo presidente Lula. Porém, isso ainda não deve acontecer no curto prazo. A ideia é continuar as conversas para que ainda haja uma fonte de diálogo na mediação do conflito no país vizinho.

Até então, o governo vem pedindo transparência e a divulgação das atas eleitorais que comprovem o resultado da eleição do dia 28 de julho, na qual o Conselho Nacional Eleitoral, ligado ao regime chavista, declarou o atual presidente como vitorioso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.