Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Em meio às negociações sobre a eleição na Câmara, Gleisi chama Elmar

Presidente do PT marcou reunião com o líder do União Brasil pra falar da sucessão na Casa

Por Marcela Rahal Atualizado em 12 set 2024, 19h16 - Publicado em 12 set 2024, 12h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O União Brasil e o PSD ainda nutrem esperanças de que o PT e o MDB não vão fechar apoio a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta, à sucessão na Câmara. Um indício disso seria uma conversa que a presidente do partido de Lula, Gleisi Hoffmann, pediu para ter com Elmar Nascimento, candidato aliado que foi preterido pelo presidente da Casa, Arthur Lira.

    Nesta quarta-feira, 11, uma foto simbólica de um almoço em comemoração ao aniversário de Motta com integrantes de vários partidos, incluindo PT e PL, foi divulgada. O líder do Partido do Trabalhadores, Odair Cunha, logo tratou de postar na rede social Bluesky que Lira teria confirmado o apoio dele ao candidato do Republicanos.

    “O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou hoje, em almoço com líderes partidários, que apoia o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão, como um nome qualificado para a construção da unidade na Casa”, afirmou.

    O petista até justificou o fato de o partido estar ao lado do adversário PL no apoio a Motta. “Não cabe debater a questão governo versus oposição, mas tão somente garantir a escolha de um nome que assegure o funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo”, explicou. Mas disse que ia submeter o nome à bancada do governo para a avaliação da indicação. O post, no entanto, foi apagado nesta quinta-feira.

    Nos bastidores, suou precipitada a publicação até mesmo dentro da legenda. Entre os aliados de Elmar e do também candidato do PSD, Antonio Brito, a dúvida é: por que Lira ainda não fez o anúncio oficial de apoio à candidatura de Motta? Para integrantes do bloco da oposição, a resposta é clara: ainda não há a certeza se PT e MDB vão de fato embarcar com o indicado pelo alagoano.

    Continua após a publicidade

    Com isso, o jogo ainda estaria em aberto. Pelas contas dos partidos, Elmar e Brito teriam cerca de 180 votos, e o grupo de Lira 200, em termos de apoios de siglas. Até pesquisas internas estão sendo feitas entre os deputados, que estão disputando voto a voto para, pelo menos, levar o pleito para o segundo turno.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.