Chamado no varejo de Esquenta Black Friday, a véspera da data promocional antecipou ofertas e registrou 1,7 bilhão de reais em transações no e-commerce brasileiro. Golpistas se aproveitaram o grande fluxo de compras para tentar tirar vantagem. Na quinta-feira, 28, foram registradas 5.300 tentativas de ações fraudulentas, representando cerca de 7,1 milhões de reais. O número representa uma redução de 35% em relação ao ano anterior.
“O Esquenta Black Friday antecipou ofertas, mas não ficou imune às tentativas de fraudes. Ainda que os dados revelem uma queda em relação ao ano passado, os números continuam elevados, é crucial manter a vigilância nos próximos dias em meio às promoções tentadoras”, diz Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, empresa especializada em combate a fraudes cibernéticas.
O tíquete médio das ações fraudulentas aumentou 6% em relação ao ano anterior e chegou, em 2024, a 1.340,38 reais. Na quinta-feira, as categorias mais impactadas pelas ações dos golpistas foram: instrumentos musicais (4,34%), games (2,41%), acessórios eletrônicos (2,33%), eletrônicos (2,2%) e celulares (1,88%). Os dados são da plataforma Hora a Hora, uma parceria da ClearSale com a Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, para monitorar os dados das vendas digitais durante os dias das promoções.
Outros dados
O levantamento também mostra outras informações sobre as transações online da Black Friday, como produtos mais vendidos, meios de pagamentos mais utilizados e perfil dos compradores.
Na quinta-feira, os produtos mais vendidos foram eletrodomésticos (13,6%), telefonia (9,8%), eletrônicos (8,8%), moda e acessórios (7,9%) e ar e ventilação (6,6%). Já os meios de pagamento mais utilizados no e-commerce foram: cartão de crédito (62,4%), PIX (23,2%), boleto bancário (9,6%) e outros, categorizados por modelos como e-wallet, cashback, débito e vales (4,8%).
Ainda segundo o levantamento da plataforma Hora a Hora, o “top 5” dos produtos mais vendidos na quinta-feira foram eletrodomésticos (13,6%), telefonia (9,8%), eletrônicos (8,8%), moda e acessórios (7,9%) e ar e ventilação (6,6%). Já os meios de pagamento mais utilizados no e-commerce foram: cartão de crédito (62,4%), PIX (23,2%), boleto bancário (9,6%) e outros, categorizados por modelos como e-wallet, cashback, débito e vales (4,8%).
Já em relação aos consumidores, a maior parte são mulheres (51,8%). Quanto à faixa etária, a plataforma indica que a maior parte das compras foi realizada por pessoas entre 36 e 50 anos (41,0%), seguidas por clientes de 26 a 35 anos (29,4%), acima de 51 anos (20,5%) e até 25 anos (9,1%).