Tebet defende pautas liberais, afaga ‘MDB histórico’ e diz esperar o PSDB
Senadora emedebista fez o seu primeiro pronunciamento após ter seu nome como presidenciável ratificado pelo seu partido e pelo Cidadania

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) fez nesta quarta-feira, 25, seu primeiro pronunciamento como a candidata escolhida para representar a chamada terceira via, depois da desistência do ex-governador paulista João Doria (PSDB). Apesar de ainda não ter o apoio formalizado dos tucanos – seu nome já foi ratificado pelo MDB e pelo Cidadania –, Tebet disse não ter dúvidas de que semana que vem terá o endosso do PSDB e esbanjou otimismo.
“Eu era risco (nas pesquisas), virei 1% e agora sou 2%. Aumentei 200%”, disse, minimizando sua baixa performance nas intenções de voto até agora. “Estou pronta, estou preparada, o centro democrático irá para o segundo turno e vai ganhar as eleições.” Ela comemorou o fato de ser pouco conhecida pelos eleitores – o que também lhe rende baixa rejeição – e afirmou que sua estratégia para furar a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) é apresentar propostas concretas para problemas como a fome, a inflação e o desemprego.
Aposta do presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), a quem chamou de amigo pessoal, Tebet invocou o “MDB histórico”, disse que participou com os “homens” do partido de momentos decisivos, como a Constituinte, e prometeu ter, em um eventual governo seu, um ministério paritário entre homens e mulheres. Seu discurso deixou claro, como esperado, que uma das tônicas de sua campanha será explorar o fato de ser mulher – a única candidata no pleito deste ano de um partido competitivo.
Tebet se comprometeu ainda com pautas liberais na economia, dizendo que seu histórico mostra que, como senadora, ela foi a favor da reforma trabalhista, da reforma da Previdência e do teto de gastos.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)