Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Tarcísio se antecipa a Lula e libera seguro rural para o agronegócio

Governo de São Paulo vai destinar 90 milhões de reais, valor recorde, em subvenção a produtores que tiveram safra afetada pelo clima

Por Adriana Ferraz Atualizado em 9 Maio 2024, 10h44 - Publicado em 1 fev 2024, 12h19

Em mais um sinal de apoio ao agronegócio, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai disponibilizar um volume recorde de recursos para o seguro rural neste ano. Serão 90 milhões de reais em subvenção para os produtores paulistas que tiveram perdas devido à seca e outros eventos climáticos extremos. 

Outra linha, no valor de 50 milhões de reais, será aberta para custeio emergencial a produtores diante da estimativa de quebra de produção. Segundo o Instituto de Economia Agrícola, órgão estadual, o prejuízo deve ser de 30% na produção de milho, de 28% no cultivo da soja e de 22%, no amendoim. Apesar de não ser o maior produtor de soja do país, o sudoeste paulista tem avançado na área plantada do grão, especialmente nas cidades de Ourinhos e Itapeva.

Com o anúncio, Tarcísio se antecipa ao governo federal, que ainda estuda os prazos da subvenção a ser oferecida. O programa do Ministério da Agricultura está orçado em 964,5 milhões de reais para 2024, valor considerado insuficiente pelo setor produtivo, que pleiteava a aprovação de 3 bilhões de reais e ainda teme contingenciamento, como ocorreu no ano passado. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, as seguradoras pagaram mais de 10 bilhões de reais em indenizações em 2022, por exemplo.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, afirma que é preciso agir rapidamente diante das estimativas de quebra de safra. “Não dá para esperar. Há produtores que podem perder cerca de metade da safra. É o caso da região de Presidente Prudente (a oeste da capital), que cresceu muito no cultivo de soja e milho”, destacou. “O governo federal ainda não deixou claro quais as regras e prazos para o seguro deste ano” complementou.

Continua após a publicidade

Os recursos a serem liberados a partir deste mês são parte do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista e têm engordado nos últimos anos diante das altas ondas de calor e chuvas intensas e isoladas registradas em todo o país. “Até os anos de 1990, registrávamos cerca de dez dias de ondas de calor. Em 2022, foram 55. E isso só tende a aumentar”, alerta Piai.

Para ter acesso à subvenção do seguro, os produtores terão de apresentar laudos e documentos para comprovar as perdas. O teto será de 25 mil reais do prêmio, sem limite de renda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.