Ser gay não muda voto de 75,9% em eleição presidencial, aponta pesquisa
Maioria dos entrevistados pelo Paraná Pesquisas disse o fato de um candidato a presidente da República ser homossexual não altera a vontade de votar nele

Iniciativas como a do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) de se declarar homossexual devem ter pouco impacto para convencer o eleitor a votar na disputa presidencial.
Levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra que para 75,9% dos entrevistados, o fato de um candidato a presidente da República ser gay não altera a vontade de votar nele.
Entretanto, o potencial para perder votos é maior: para 13,7%, ser gay é uma situação que diminui as chances de voto, enquanto para 5,8% aumenta a probabilidade. Não souberam ou não opinaram são 4,6%.
LEIA TAMBÉM: Presidenciáveis, Rodrigo Pacheco e Eduardo Leite se aproximam
A rejeição a um candidato gay é maior que a média da pesquisa entre homens (15,8%), maiores de 60 anos (21,4%), com ensino fundamental (16,8%) e entre os moradores das regiões sul (15,9%).
Já o aumento das chances de voto em candidatos gays é maior entre mulheres (6,9%), entre 16 e 24 anos (10,4%), com ensino superior (7,2%) e entre moradores do sudeste (7,5%).
A pesquisa ouviu 2.033 pessoas, por telefone, entre os dias 15 e 19 de julho em 26 estados e o Distrito Federal. A margem de erro é de 2%
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)