Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quem venceu o embate entre o governo Bolsonaro e o STF nas redes sociais

Levantamentos feitos pela Quaest Consultoria e pela DAPP-FGV quantificaram o tamanho da polêmica na internet e como os eleitores reagiram ao noticiário

Por Da Redação
1 Maio 2022, 15h46

A graça (espécie de indulto individual) concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado por ameaçar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e incitar a violência contra as instituições, gerou 1,45 milhão de postagens no Facebook, no Instagram e no Twitter em menos de uma semana. Segundo levantamento feito pela Quaest Consultoria e Pesquisa para reportagem de VEJA desta semana, 52% das menções foram favoráveis à iniciativa de Bolsonaro. Ainda que parte desse montante venha de robôs, a empresa conclui que o presidente “conseguiu mobilizar sua base aliada de forma efetiva, protagonizando o debate”.

arte Redes

Outro estudo, da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da FGV, identificou que o caso de Silveira ocupou 11,24% das menções no Twitter entre os perfis de direita, que celebraram a iniciativa – o pico de tuítes (100 000) foi às 18h do dia 21, quando saiu o decreto presidencial.

arte Redes

Continua após a publicidade

Um segundo episódio de embate entre o governo e o Judiciário, a nota do Ministério da Defesa rebatendo o ministro do STF Luís Roberto Barroso, que disse em um seminário internacional que as Forças Armadas parecem estar sendo “orientadas” a atacar o processo eleitoral, também rendeu um número expressivo de publicações nas redes — novamente de forma positiva para Bolsonaro. De acordo com levantamento da Quaest, houve 128 mil menções à nota da Defesa no Twitter, no Facebook e no Instagram entre 24 e 27 de abril, 63% delas favoráveis aos argumentos do governo.

As menções críticas à nota, assinada pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, representaram 32% do total, com predomínio do argumento de que as Forças Armadas não deveriam interferir nas eleições. Houve ainda 5% de menções neutras, sobretudo de matérias jornalísticas que apenas noticiaram a divulgação da nota.

As próximas pesquisas de intenção de voto devem dizer se confrontos como esses servem só para agitar os apoiadores radicais ou se também trazem dividendos eleitorais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.