Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quem são os principais candidatos a ocupar a poderosa cadeira de Lira

Próxima eleição para a presidência da Câmara ocorre só em 2025, mas deputados já se movimentam nos bastidores para tentar ocupar o cargo

Por Victoria Bechara Atualizado em 10 Maio 2024, 08h16 - Publicado em 30 out 2023, 11h58

A próxima eleição para a presidência da Câmara dos Deputados ocorrerá só em fevereiro de 2025. Porém, como mostrou reportagem de VEJA desta semana, o poder do cargo, turbinado na gestão de Arthur Lira (PP-AL), já faz com que lideranças partidárias se movimentem nos bastidores para tentar assumir a cadeira.

Pelo menos três candidatos já colocaram seus nomes na mesa, todos com boas chances na disputa. Um dos principais cotados é o baiano Elmar Nascimento, líder da bancada do União Brasil e considerado o deputado mais próximo a Lira. Os dois mantêm uma relação de amizade, frequentam as casas um do outro e juntam as famílias nas datas comemorativas.

Elmar Nascimento
O baiano Elmar Nascimento (União Brasil) é um dos parlamentares mais próximos a Arthur Lira (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Além do peso desse apoio, Elmar tem a vantagem de integrar o maior bloco da Câmara, com nove siglas e 175 parlamentares. A liderança desse grupo é alternada e será ocupada pelo União nos meses antes da eleição — ou seja, estará nas mãos de Elmar a negociação de espaços como relatorias e cadeiras em comissões, que podem ser trocados por apoio na disputa.

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, hoje vice-presidente da Câmara, não esconde sua ambição e também já iniciou a articulação para tentar chegar ao comando do Parlamento em 2025. Ele cogitou disputar a cadeira em 2021, mas retirou sua candidatura. A ideia agora é tentar atrair algumas alas do Centrão, além de fechar acordos com o PT e com o governo Lula.

Continua após a publicidade
Marcos Pereira
Marcos Pereira, do Republicanos: deputado é hoje vice-presidente da Câmara e espera apoio do PT e de Lula (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Pereira integra o segundo maior bloco da Casa, com 142 deputados de quatro partidos, mas enfrenta um problema. O PSD, que integra o mesmo grupo e faz parte da base do governo, também lançou um pré-candidato: o deputado Antônio Brito.

A disputa ainda pode ter candidatos do PL e do MDB. No PL, um dos cotados é o líder da legenda na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), que, no entanto, desconversa. “O mais importante é conseguir um nome que unifique a bancada”, diz. No MDB, a aposta é no alagoano Isnaldo Bulhões.

Não faltam motivos para tanto interesse a mais de uma ano da eleição. O cargo é hoje um dos mais poderosos da República. Veja abaixo cinco motivos que tornam a cadeira de Lira tão valorizada.

Continua após a publicidade
Cargo poderoso
(./.)

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.