Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super BlackFriday: Assine VEJA a partir de 7,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco, Pedro Jordão e Anna Satie. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Quanto custa uma pesquisa Datafolha para a eleição presidencial

Valor recebido pelo instituto é registrado no Tribunal Superior Eleitoral

Por Redação Atualizado em 24 jun 2022, 19h38 - Publicado em 24 jun 2022, 18h18

A divulgação da pesquisa Datafolha na quinta-feira, 23, como ocorreu em outras ocasiões recentes, foi precedida de muita tensão no meio político e nas redes sociais, uma vez que o levantamento anterior, de maio, havia cravado a maior vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL), de 21 pontos percentuais. Na sondagem divulgada ontem, a diferença oscilou para 19.

Com a repercussão que a pesquisa consegue na mídia tradicional e nas redes sociais, muitos devem se perguntar porque o Datafolha não faz pesquisas com mais frequência. Além de motivos mais técnicos que devem embasar a decisão do instituto, também deve pesar um outro fator: o custo. A pesquisa divulgada na quinta-feitura custou R$ 473.780, ou seja, quase meio milhão de reais. O levantamento foi pago pelo jornal Folha de S. Paulo, empresa-mãe do Datafolha, como consta em nota fiscal apresentada no momento do registro do levantamento e disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O custo alto se justifica pela envergadura do levantamento. O instituto ouviu de forma presencial 2.556 eleitores em 181 municípios das 27 unidades da federação. Tudo isso em tempo muito curto: os questionários foram aplicados na quarta e na quinta-feira passadas, consolidados na quinta e os resultados divulgados no início da noite do mesmo dia.

Há outros modelos de pesquisas que custam menos, como as feitas por telefone. O levantamento do instituto Ideia divulgado no último dia 23, por exemplo, custou R$ 27.970. O trabalho foi contratado pela revista Exame. Outra pesquisa feita por telefone, pelo instituto PoderData, pago pelo site Poder 360 e divulgada no último dia 22, custou um pouco mais: R$ 103.715. Já a do Ipespe registrada no final de maio, também feita por telefone, custou R$ 42.000, pagos pela corretora XP.

O levantamento da Quaest divulgado no dia 8 de junho, feito por meio de entrevistas presenciais, também teve um custo alto, como a do Datafolha: R$ 268.742, pagos pelo banco Genial. Já o levantamento do Paraná Pesquisas divulgado no início de junho, também presencial, teve custo de R$ 100.000 e foi coberto pela corretora BGC.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.