Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PSDB confirma candidatura de Datena sob protesto de filiados; veja vídeos

Evento aconteceu na manhã deste sábado, 27, na Assembleia Legislativa de São Paulo

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 jul 2024, 12h12 - Publicado em 27 jul 2024, 11h44

A convenção do PSDB chancelou neste sábado, 27, o nome do apresentador José Luiz Datena como o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo. O evento aconteceu sob protestos de filiados [veja vídeos abaixo], que foram impedidos de entrar no auditório em que aconteceu a convenção, dentro da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).

O nome do apresentador não é unanimidade dentro do partido — parte dos filiados, sob liderança de Fernando Alfredo, ex-presidente do diretório municipal, defende que o partido se alie ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição. A confederação PSDB-Cidadania decidiu, na sexta-feira, 26, cravar a escolha do nome de Datena, para que a convenção deste sábado fosse apenas um referendo, e não uma votação.

Diante do boicote, os opositores de Datena colocaram um carro de som em frente à Alesp, convocando o apresentador para o debate. Eles ocuparam os corredores da Assembleia usando camisetas pretas e acusaram a ala de que defende o apresentador de agir de forma “ditatorial”.

“Nasci para esse momento”, disse o apresentador durante a convenção. Ele classificou os manifestantes contrários à sua candidatura como “uma minoria financiada”. O novo tucano defendeu que as eleições quebrem a polarização e que sua chapa busque os votos dos indecisos. “Aceitamos o voto do bolsonarista que não vai votar no Nunes porque sabe quem ele é. Aceitamos o voto de quem não vai votar no Boulos porque sabe quem ele é”, afirmou.

Continua após a publicidade

No final da convenção, o apresentador foi embora em um carro blindado, sem falar com a imprensa. Ele atravessou manifestantes que o chamaram de “arregão” e entraram na frente do veículo com faixas contra o nome dele.

“Facismo” e “delinquência”

Os manifestantes tucanos contrários à candidatura foram chamados de “delinquentes” e “fascistas” durante a convenção. “Isso não é política, é delinquência. Típica coisa que os fascistas faziam. Nós somos democráticos”, disse o presidente do diretório municipal José Aníbal, que será o vice da chapa à prefeitura. Alguns aliados do apresentador também não conseguiram entrar na convenção. “Isso é uma violência, impedir uma pessoa de entrar para aclamar o seu próprio candidato”, afirmou o presidente.

O presidente nacional do partido, Marcos Perillo, disse que a escolha da federação na sexta foi um “tiro no peito” dos filiados que não querem o nome de Datena. “Agora não tem discussão se vai ser ou não, o Datena é o nosso candidato”, declarou. Ele também disse que o “PSDB é uma grife, porque é o partido que mais entregou no Brasil”.

Continua após a publicidade

No começo do evento, Aníbal falou que era candidato a vereador. Ao final, ele negou a fala à imprensa e disse que não havia nada combinado entre ele e Datena, que fez o seu anúncio como vice. O presidente do diretório municipal disse ainda que “não há condições” de Fernando Alfredo permanecer no partido depois do episódio deste sábado.

Veja vídeos da convenção:

[videopress LhE9K0gW] [videopress kwCHNlfu] [videopress cTIfhSzL]

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.