PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PL de Bolsonaro vai ao STF contra restrição de armas decretada por Lula

Partido alega que medida é inconstitucional e prejudica direito à segurança pessoal

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h54 - Publicado em 10 ago 2023, 11h53

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, enviou ao Supremo Tribunal Federal, na última quarta-feira, 9, uma ação que contesta a restrição às armas de fogo imposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio do Decreto 11.615/23. O argumento da legenda é que a decisão fere o direito à liberdade individual e à legítima defesa.

O processo foi solicitado pela suplente de deputada estadual Raquel Gallinati (PL-SP) e assinado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Ainda não há manifestação do STF sobre a data para o julgamento da ação.

Publicado em 21 de julho, o decreto reduz para duas armas e 50 munições por ano o limite de compra para defesa pessoal — antes, eram permitidas quatro armas e até 200 munições por armamento — e também exige que os civis comprovem a efetiva necessidade dos armamentos. Além disso, a nova regra diminui a validade das licenças de 10 anos para 3 a 5 anos, amplia a lista de armas de uso exclusivo das forças de segurança (como a pistola 9mm) e proíbe o funcionamento dos clubes de tiro 24h.

O texto abrange também os caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) — categoria na qual eram permitidas até 60 armas de fogo e 150 mil munições anuais por cidadão –, vetando o direito ao porte de armamento carregado pelas ruas.

O PL ainda argumenta que a norma suspende a emissão de novos registros de armas de fogo — contudo, a regra havia sido imposta em 1º de janeiro e foi revogada pelo novo decreto.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.