Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa revela os estados com mais eleitores de direita e de esquerda

Levantamento do DataSenado com o instituto Nexus ouviu 21.808 pessoas nos 26 estados e Distrito Federal

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 set 2024, 11h06 - Publicado em 27 set 2024, 10h21

A pesquisa Panorama Político divulgada na quinta-feira, 26, mostra qual é o posicionamento político da maior parte dos eleitores do país. Os institutos Data Senado e Nexus entrevistaram 21.808 pessoas nas 27 unidades da federação e mostrou que 29% dos eleitores se consideram de direita, enquanto 15% afirmaram ser de esquerda e 11% se disseram de centro. Outros 40% não se identificam com nenhum posicionamento político e 6% não souberam ou não quiseram responder. 

A preferência pela direita é maior em todos os estados, mas em alguns ela está acima da média nacional, como Rondônia (onde 41% dos eleitores se identificam com esse espectro ideológico), Santa Catarina (37%), Paraná (36%), Mato Grosso (36%) e Roraima (35%). 

Já a esquerda tem percentuais acima da média nos estados do Nordeste, onde tem conseguido vitórias eleitorais expressivas nas últimas eleições (veja quadro abaixo).

“Os números mostram um amplo panorama do perfil do eleitor brasileiro e permitem entender como diversos fatores, como religião, renda familiar e escolaridade, impactam no posicionamento político”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. 

Continua após a publicidade

“Embora haja diferenças entre os segmentos, em todos a direita prevalece, à frente da esquerda e do centro, com exceção do grupo sem religião ou de brasileiros de religiões que não são a católica ou a evangélica”, acrescenta.

Já Elga Lopes, diretora de opinião pública do Data Senado, destaca o expressivo número de eleitores que não se identificam com nenhum espectro político. “Ainda que as preferências ideológicas sejam um tema de destaque no debate público recente, chama atenção o elevado desinteresse do eleitor brasileiro pelos três principais espectros políticos. É expressiva a fatia da população que não se identifica com nenhum deles”, avalia.

A pesquisa está na 21ª edição. As entrevistas foram feitas por meio de telefonemas com margem de erro média de 1,22 ponto percentual. O nível de confiança é de 95%.

Continua após a publicidade

Veja quadro com a preferência ideológica em cada estado.

 

Arte
A preferência ideológica em cada estado brasileiro (Reprodução/Reprodução)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.