PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa projeta duelo entre Tarcísio e Marçal pelo governo de SP

Levantamento sobre a sucessão paulista foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 21 nov 2024, 10h07 - Publicado em 21 nov 2024, 10h00

Se as eleições para o governo de São Paulo ocorressem hoje, Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria claro favoritismo para obter um segundo mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes. O governador lidera a corrida eleitoral para 2026 com 40,5% das intenções de voto no estado, segundo levantamento publicado nesta quinta-feira, 21, pelo instituto Paraná Pesquisas.

Em segundo lugar, vinte pontos percentuais atrás de Tarcísio, aparece o coach Pablo Marçal (PRTB), com 20,5% do apoio do eleitorado. Candidato à prefeitura da capital em 2024, o empresário goiano ficou de fora do segundo turno com apenas 57 mil votos de desvantagem para o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Na sequência, surgem na pesquisa os nomes de Márcio França (PSB), ex-governador e atual ministro do Empreendedorismo, com 12,6% das intenções de voto; de Alexandre Padilha (PT), ministro das Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com 7,7%; e de Filipe Sabará (Republicanos), coordenador de campanha de Marçal à prefeitura, com 1,4%.

Votos brancos e nulos somam 12,2%, e outros 5% dos eleitores entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

Incerteza sobre candidaturas

Ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro, Tarcísio é um dos governadores cotados a herdar o apoio político do ex-presidente e representar a direita bolsonarista nas eleições presidenciais de 2026.

Continua após a publicidade

A candidatura, porém, é incerta, já que o posto de nome forte da oposição ao governo Lula é disputado por outros governadores alinhados ao bolsonarismo, como Ratinho Júnior (PSD), no Paraná, Ronaldo Caiado (União Brasil), em Goiás, e Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais. O ex-presidente Jaír Bolsonaro, apesar de inelegível, afirma tandem que será candidato em 2026.

Caso decida disputar a reeleição ao Executivo estadual, o governador do Republicanos tem a seu favor a ampla popularidade entre o eleitorado paulista. Segundo a pesquisa, a gestão de Tarcísio no estado é aprovada por 68,8% dos entrevistados, enquanto 26,7% rejeitam a atual administração do Palácio dos Bandeirantes.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.684 eleitores em 88 municípios de São Paulo entre os dias 15 e 19 de novembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.