Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nunes Marques libera as seis primeiras ações contra réus de 8 de janeiro

Denúncias são relativas a crimes graves, como tentativa de golpe de Estado, e ainda não têm data para análise

Por Bruno Caniato Atualizado em 13 Maio 2024, 22h31 - Publicado em 28 ago 2023, 12h02

Nesta segunda-feira, 28, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento as seis primeiras ações penais relacionadas aos atos de caráter golpista ocorridos em 8 de janeiro deste ano, quando manifestantes destruíram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, motivados pela derrota eleitoral de Jair Bolsonaro.

Ainda não há data para julgamento — a análise precisa ser incluída na pauta pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. Nunes Marques atua como revisor dos processos, que são relatados por Alexandre de Moraes. Estas seis ações iniciais estão entre as 250 denúncias de crimes mais graves praticados no dia dos atentados, como tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, associação criminosa armada e deterioração do patrimônio tombado — as penas para os réus podem chegar a 30 anos de prisão.

Na última terça-feira, 22, Moraes fechou um acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender, por 120 dias, as denúncias contra acusados por crimes menos graves relacionados aos atos golpistas — esses processos envolvem pessoas que estavam acampadas em frente aos quartéis e incitaram a intervenção das Forças Armadas no governo, mas não participaram diretamente da depredação dos prédios. A medida permite que a PGR negocie acordos de não persecução penal para esses réus, que serão revisados pelo ministro antes de entrarem em validade.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.