Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Moraes convida ‘hackers do bem’ para teste de confiabilidade das urnas

Entre 27 de novembro e 1º de dezembro, tribunal abrirá para a população o acesso ao funcionamento dos softwares e hardwares do sistema

Por Da Redação Atualizado em 13 Maio 2024, 22h31 - Publicado em 28 ago 2023, 11h52

Quem ainda tem dúvida em relação à confiabilidade das urnas eletrônicas tem uma ótima oportunidade de fazer a contraprova. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai promover um Teste Público de Segurança das Urnas e dos Sistemas de Votação e Apuração (TPS) entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Nesse período, qualquer cidadão ou cidadã poderá comparecer à sede do tribunal e ter acesso ao funcionamento de softwares e hardwares dos equipamentos que serão utilizados nas eleições municipais de 2024.

Segundo o TSE, o teste “contempla ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e/ou falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria”. O acesso às urnas eletrônicas é franqueado de forma individual ou para grupos de até cinco pessoas. Para isso, o interessado deve preencher um formulário e enviar documentos.

Esta será a sétima edição do TPS, que é realizado desde 2009. Ao convidar para o evento, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, usou a expressão “hackers do bem” para se referir a quem gostaria de testar o sistema. “Este momento é a oportunidade para que especialistas em tecnologia, os chamados ‘hackers do bem’, possam testar as urnas e os sistemas eleitorais, para verificar a segurança e identificar alguma vulnerabilidade para que a segurança das unas eletrônicas possa ser aprimorada”, afirmou.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.