Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula volta a criticar juros: ‘Gasto é pagar 13,75% ao sistema financeiro’

Em evento na UFABC, em São Bernardo do Campo, presidente defendeu que recursos em saúde e educação são 'investimentos' e não 'despesas'

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 Maio 2024, 00h07 - Publicado em 2 jun 2023, 16h34

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta sexta-feira, 2, a taxa básica de juros — atualmente em 13,75% ao ano no país. O presidente discursou na UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Bernardo do Campo, onde afirmou que a alocação de recursos em áreas como saúde e educação é “investimento”, e não gasto.

“Para a elite dominante deste país, tudo o que é benefício é gasto. A saúde é gasto. Mas a saúde é um baita de um investimento (…). Saúde, educação. Tudo isso é investimento. Gasto é a gente pagar 13,75% de juros pro sistema financeiro”, declarou.

A ofensiva contra a política monetária e contra a autonomia do Banco Central, chefiado por Roberto Campos Neto, tem sido uma das cruzadas do atual governo.

Lula ainda cobrou do atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a liberação de verba para novas universidades no país. Foi durante a gestão de Haddad como ministro da Educação, no primeiro mandato de Lula, que a UFABC foi inaugurada.

Continua após a publicidade

“O Haddad foi o grande parceiro na construção da nova universidade. Ele sabe o esforço que fazia pra que a gente conseguisse liberar recurso da Fazenda. Ele agora é ministro da Fazenda e todo ministro da Fazenda quer sentar em cima do dinheiro”, brincou o presidente. “Ele falando, ele se compromete a liberar mais dinheiro, pro Camilo (Santana, atual chefe do MEC) continuar fazendo mais universidade”, afirmou.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.