Lula tem a melhor marca de intenção de voto espontânea, aponta o Datafolha
Petista tem 38% no levantamento em que os nomes dos candidatos não são apresentados contra 30% de março; Bolsonaro oscila para baixo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu na pesquisa espontânea — quando não são apresentados nomes dos candidatos aos entrevistados –, com 38%, oito pontos a mais do que em março (30%), segundo pesquisa feita pelo instituto Datafolha entre os dias 25 e 26 de maio e divulgada nesta quinta-feira, 26. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou negativamente de 23% para 22%.
Segundo o Datafolha, o índice é o melhor obtido pelo petista desde o início da atual série histórica do instituto, em maio de 2021. Outros 2% dos entrevistados citaram espontaneamente Ciro Gomes (PDT), e 1% mencionou a senadora Simone Tebet (MDB).
Ainda de acordo com o Datafolha, a taxa de indecisos na espontânea confirma a tendência de afunilamento entre Lula e Bolsonaro: 29% disseram que ainda não têm candidato, o menor índice da série para esse quesito, que vem em queda desde 2021 e havia registrado 32% em março.
Na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados), Lula lidera com 48% contra 27% no Bolsonaro – leia a matéria completa aqui.
A pesquisa foi feita entre os dias 25 e 26 de maio, com 2.556 entrevistados em 181 municípios de todos os estados e do Distrito Federal e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-05166/2022.