Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Maquiavel Por Coluna A política e seus bastidores. Informações sobre Planalto, Congresso, Justiça e escândalos de corrupção. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Lula se solidariza com Garotinho: ‘Silenciaram uma liderança’

Ex-presidente enviou mensagem de solidariedade para a filha de ex-governador, a quem considerou vítima de 'atos arbitrários'

Por Da Redação 15 set 2017, 12h44

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue preocupado com o que chamou de “atuação político-partidária de setores do sistema judicial brasileiro”. Dessa vez, Lula saiu em defesa do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. Em mensagem enviada à filha do ex-governador, a deputada Clarissa Garotinho (PRB-RJ), o petista afirmou que a prisão dele é um “ato arbitrário”.

Na última quarta-feira, o juiz eleitoral Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral, em Campos dos Goytacazes (RJ), determinou a prisão domiciliar de Garotinho, acusado de compra de votos nas eleições da cidade em 2016. Preso ao vivo enquanto apresentava um programa de rádio, o ex-governador foi proibido, pela decisão, de dar entrevistas e utilizar meios de comunicação.

Na mensagem que enviou a Clarissa, Lula classificou a postura do juiz como “objetivo de silenciar uma liderança política de expressão”. A mensagem do ex-presidente foi divulgada no Blog do Garotinho, página mantida pelo político fluminense na internet, acompanhada de um texto assinado pela deputada. A VEJA, o Instituto Lula confirmou que o texto partiu, de fato, do ex-presidente.

Clarissa Garotinho ressalta suas diferenças com Lula, tendo “passado boa parte da minha juventude em manifestações contra atos do governo dele”, mas diz que “a luta pelas garantias do Estado Democrático de Direito ultrapassa as divergências políticas”. O ex-presidente encerrou a mensagem de solidariedade a Garotinho no mesmo tom: “Os democratas de todos os partidos, mesmo os adversários, repudiam a banalização desse tipo de abuso, que fragiliza a democracia e ofende o estado de direito”.

Veja abaixo a íntegra da mensagem do ex-presidente Lula sobre Garotinho:

Lula - Clarissa Garotinho
Blog do Garotinho/Reprodução
Continua após a publicidade

Publicidade