Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Juíza do RJ ‘passa um sabão’ em Bolsonaro: ‘política não é piada’

Parlamentar tem ‘o dever de assumir uma postura mais respeitosa’, diz magistrada ao condená-lo a pagar 50.000 reais por ofender quilombolas em palestra

Por Da Redação
3 out 2017, 17h30

Nesta terça-feira, a juíza Frana Elizabeth Mendes, da 26ª Vara Federal do Rio de Janeiro, condenou o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) por causa de expressões consideradas pejorativas à população quilombola, em palestra no Clube Hebraica, na capital fluminense, em abril. Ao concluir sua decisão e determinar que o parlamentar pague uma multa de 50.000 por danos morais coletivos, a magistrada também “passou um sabão” (expressão popular que significa “dar uma bronca”, “repreender”, “dar uma dura”) no parlamentar.

Entre outras coisas, disse a Bolsonaro que “política não é piada, não é brincadeira”. Em sua defesa, além de argumentar que conta com imunidade parlamentar, o deputado disse estar fazendo uma piada quando ironizou uma visita a um quilombo, dizendo que “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas” – arroba é uma medida usada para pesar animais e equivale a 15 kg cada. “Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de 1 bilhão de reais por ano é gasto com eles”, completou.

A juíza discordou da alegação e apontou que política “deve ser tratada e conduzida de forma séria e respeitosa por qualquer exercente de poder”. Sendo um parlamentar e “uma pessoa de altíssimo conhecimento público em âmbito nacional”, o deputado federal tem, ressalta a juíza, “o dever de assumir uma postura mais respeitosa com relação aos cidadãos e grupos que representa, ou seja, a todos, haja vista que suas atitudes influenciam pessoas, podendo incitar reações exageradas e prejudiciais à coletividade”.

A reportagem tentou, sem sucesso, ouvir Bolsonaro sobre a sentença. Ele também não se manifestou sobre o caso em suas redes sociais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.