Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Incêndios no Pantanal: Mato Grosso do Sul declara situação de emergência

Estado enfrenta o que já é considerado pior período de seca; imagens do São João de Corumbá cercado por chamas viralizam na internet

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 jun 2024, 16h50 - Publicado em 24 jun 2024, 11h47

O governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência nos municípios que têm sido afetados por incêndios florestaiso estado que abriga boa parte do Pantanal enfrenta o que já é considerado o pior período de seca da história.

O decreto, publicado nesta segunda-feira, 24, vale por 180 dias. Durante o período, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil do Estado. As ações incluem resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Em caso de risco iminente, diz a publicação, os agentes poderão entrar em casas para prestar socorro, determinar a evacuação e usar propriedade particular. Por ser um cenário de situação de emergência, ficam dispensadas as realizações de licitações em relação a obras, aquisição de equipamentos e serviços, de forma a não comprometer a continuidade dos trabalhos públicos.

No último sábado, 22, um vídeo gravado na cidade de Corumbá, perto da divisa com o Paraguai, viralizou na internet. As imagens mostram uma festa de São João na cidade, com enormes chamas ao fundo.

Continua após a publicidade

Seca

A situação de emergência foi decretada em razão de vários fatores, entre eles o período de seca que Mato Grosso do Sul enfrenta, com estiagem prolongada em grande parte do território — o que acarretou em aumento exponencial dos focos de calor, diz o governo. No primeiro dia do inverno, os incêndios no Pantanal bateram recorde histórico.

Prejuízo para a agropecuária

A decisão também foi tomada devido aos impactos das queimadas para a agropecuária pantaneira. Segundo nota técnica publicada junto ao decreto, os prejuízos já passam dos 17 milhões de reais.

Continua após a publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de incêndios apenas no Pantanal aumentaram mais de 1.000% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Os números são da plataforma BDQueimadas.

Sala de situação

Integrantes do governo Lula se reuniram na tarde desta segunda no Palácio do Planalto para discutir o tema. Nas redes sociais, as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento) publicaram sobre a agenda. “Reunião da sala de situação para discutir a prevenção e controle de incêndios no Pantanal”, escreveu Marina.

O mecanismo da sala de situação foi criado há dez dias e reúne ministérios do governo, coordenados pela Casa Civil, para atuar contra desmatamento, incêndios e seca na Amazônia e no Pantanal. Esta foi a segunda reunião do grupo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.