Defesa de Carla Zambelli aciona corte internacional por liberdade
Deputada está presa desde julho na Itália, onde aguarda o julgamento de extradição para o Brasil
A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) acionou a Corte Interamericana de Direitos Humanos para pedir liberdade para a parlamentar, presa na Itália há quase três meses.
Segundo o advogado Fabio Pagnozzi, Zambelli está sofrendo uma série de violações no presídio de Rebbibia, em Roma. “Na cadeia, ela está definhando. Ela é uma pessoa doente, cheia de problemas, isso mesmo antes da prisão”, disse.
Ele afirmou que a parlamentar não está tendo acesso aos medicamentos de uso contínuo que precisa, e que ela já desmaiou várias vezes e bateu a cabeça. “Ela poderia aguardar o julgamento da extradição em prisão domiciliar, na Itália também tem tornozeleira eletrônica, sem prejuízo ao processo”, falou.
Ainda de acordo com Pagnozzi, o pedido foi feito em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, e conta com a assinatura dos senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES), que foram visitar a deputada no presídio.
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por contratar um hacker, Walter Delgatti Neto, para invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em 2023. Ela fugiu do país e passou semanas foragida, antes de ser capturada pelas autoridades italianas em julho deste ano. A deputada recorreu à Justiça do país europeu, mas três de seus apelos foram negados até o momento.
O recado de Alexandre de Moraes a Jorge Messias, indicado para o STF
A luta de Chico Buarque para citação de Ratinho na Justiça
Irmãos Bolsonaro se unem contra atitude de Michelle no Ceará: ‘Desrespeitoso’
Virginia Fonseca entrega como Vini Jr. a conquistou de vez
Investigado no esquema bilionário do Master, ex-presidente do BRB não pagou faturas de cartão







