Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Damares perde no Ceará e recorre ao STJ para condenar Ciro por calúnia

Ministra processa presidenciável por ter dito, em 2020, que ela é 'bandida nazifascista'. Tribunal no CE considerou que ela perdeu o prazo para dar queixa

Por Reynaldo Turollo Jr. 12 jan 2022, 16h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após dois reveses na Justiça do Ceará, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar condenar o presidenciável Ciro Gomes (PDT) pelo crime de calúnia. O pedetista chamou a ministra de “bandida nazifascista” em uma entrevista concedida em maio de 2020. O recurso chegou ao STJ no último dia 28 e foi distribuído para a ministra Laurita Vaz.

    Damares apresentou a queixa-crime contra Ciro à Justiça do Distrito Federal, que decidiu, ainda em 2020, remeter o caso para o Ceará, onde Ciro mora e onde concedeu a entrevista na qual, bem ao seu estilo, acusou a ministra de empregar pessoas suspeitas de cometer crimes. O juiz de primeira instância negou seguimento ao caso por ver problemas na representação e declarou que Ciro não poderia mais ser punido, pois a queixa foi feita fora do prazo de seis meses estabelecido pela lei. A entrevista havia sido em 27 de maio de 2020. O chamado prazo decadencial terminava em 26 de novembro daquele ano, segundo o juiz, mas Damares só acionou a Justiça um dia depois, em 27 de novembro.

    A ministra recorreu. Em julho de 2021, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará manteve a decisão do primeiro grau. Por fim, Damares recorreu novamente, desta vez ao STJ, onde o processo chegou em dezembro e aguarda manifestação da Procuradoria-Geral da República.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.