Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Caso Silvio Almeida: PF marca depoimento de Anielle Franco sobre assédio

Oitiva ocorre no âmbito de inquérito do Supremo Tribunal Federal; ex-ministro também deve ser ouvido pela autoridade policial

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 out 2024, 13h17

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, vai prestar depoimento nesta quarta-feira, 2, sobre as denúncias de assédio contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. Ela será ouvida, por volta das 18h30, no âmbito do inquérito aberto pelo ministro André Mendonça, do STF, para apurar a “importunação sexual”, que levou à demissão de Almeida em 6 de setembro. Ele nega as acusações.

A ONG Me Too Brasil confirmou que havia recebido denúncias contra os ministro e que Anielle Franco teria sido uma das vítimas.  A chefe da pasta de Igualdade Racial do governo Lula já havia delatado diversos episódios de assédio de Almeida para outros ministros como Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União), Jorge Messias (Advocacia-­Geral da União), Cida Gonçalves (Mulheres) e Esther Dweck (Gestão).

Após a demissão de Silvio Almeida, Franco comentou o caso em público pela primeira vez. Ela disse, em nota publicada nas redes sociais, que irá contribuir com as apurações “sempre que acionada”. A ministra também afirmou que “não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência” e reafirmou que “o enfrentamento a toda e qualquer prática de violência é um compromisso permanente deste governo”.

A cerimônia de posse de Macaé Evaristo, nova ministra dos Direitos Humanos, foi marcada na semana passada pelo choro de Anielle Franco ao abraçar a colega. Evaristo vai suceder Silvio Almeida. Ele também deve prestar depoimento à Polícia Federal, mas a data ainda não está marcada.

Continua após a publicidade

Inquérito no STF

O inquérito que apura a “importunação sexual” de Silvio Almeida foi aberto no âmbito do Supremo Tribunal Federal em 17 de setembro, doze dias após as denúncias contra o ex-ministro virem à tona. O ministro do STF André Mendonça, relator do caso, entende que a investigação deve ocorrer no âmbito da Suprema Corte porque os fatos ocorreram enquanto Almeida integrava o primeiro escalão do governo federal.

Em nota, a defesa de Almeida repudiou com “absoluta veemência” as denúncias e classificou as denúncias como “mentiras” e “ilações absurdas” para prejudicá-lo. Ele ainda lamentou a situação e disse que “toda e qualquer denúncia deve ter materialidade”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.