Bolsonarismo celebra vitória de Milei de olho no ‘efeito Orloff’ para 2026
Tanto o ex-presidente quanto seus aliados apostam que vitória do ultraliberal na Argentina representará uma nova guinada à direita na América do Sul

O bolsonarismo está exalando euforia nas redes sociais desde a noite de domingo 19, quando se confirmou a vitória do ultraliberal Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina. A vitória tem sido vista pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores como uma sinalização de que pode estar em curso uma nova guinada à direita na região.
“A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, postou o ex-presidente brasileiro já na noite de domingo. Nesta segunda-feira, fez uma chamada de vídeo com Milei na qual celebrou a vitória da direita no país vizinho. “Hoje a Argentina representa muito para todos aqueles que amam a democracia e respiram liberdade”, postou após a chamada.
– Parabéns ao povo argentino pela vitória com @JMilei . A esperança volta a brilhar na América do Sul.
– Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós.
– Jair Bolsonaro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 19, 2023
Outros aliados do ex-presidente também celebraram a vitória de Milei. “Parabéns pela eleição e por dar esperança ao povo argentino. Parabéns por libertá-los da desgraça do comunismo, que engana os mais pobres, promete churrasco e lhes dá osso. O único caminho é o da liberdade, da verdade e da democracia”, escreveu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
“A derrota do Foro de São Paulo nesse importante parceiro comercial e estratégico mostra que a América Latina anseia por novos rumos”, escreveu a deputada Carla Zambelli (PL-SP), lembrando a velha obsessão da direita brasileira, o Foro de São Paulo, um agrupamento de partidos e organizações de esquerda na América Latina.
“A Argentina disse não ao PT de lá, tão apoiado pelo PT daqui. A liberdade avança!”, escreveu o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro de Bolsonaro e um dos líderes da oposição a Lula no Congresso. “Viva a democracia! Nossa esperança é que a onda conservadora avance por todo continente! Que Deus abençoe a Argentina!”, postou Damares Alves (Republicanos-DF), também senadora e também ex-ministra de Bolsonaro.
O tom bolsonarista – de esperança de que a vitória de direita se repita no Brasil – lembra o clássico “efeito Orloff”, um termo que se tornou popular na virada dos anos 1980 para os 1990 para fazer citação aos problemas da economia argentina que poderiam se repetir no Brasil. A expressão era uma referência a uma propaganda de vodca que mostrava um usuário com ressaca após ter consumido uma bebida ruim e trazia a frase “Eu sou você amanhã”.
“Eu sou você amanhã!! Que o exemplo da Argentina se espraie por toda a América Latina. Viva a liberdade e a democracia”, deixou bem claro em post no X (antigo Twitter) o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).