Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Belém: candidato de Helder lidera com ampla vantagem, diz AtlasIntel

Segundo pesquisa divulgada nesta quarta, Igor Normando, ex-secretário na gestão emedebista, abriu 18 pontos percentuais sobre o bolsonarista Éder Mauro (PL)

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 set 2024, 14h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    Em convenção no dia 5 de agosto, Igor Normando foi lançado à disputa pela prefeitura ao lado de Helder Barbalho (MDB/Divulgação)

    Pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 25, mostra o candidato Igor Normando (MDB), apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB) — de quem foi secretário estadual da Cidadania –, na liderança isolada da disputa pela prefeitura de Belém. Ele tem 43,7% das intenções de voto, contra 25,7% do deputado bolsonarista Éder Mauro (PL). O prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), que busca a reeleição, aparece com 16,1%.

    Em relação ao levantamento feito pelo mesmo instituto em agosto, o emedebista cresceu 7,2 pontos percentuais, enquanto o deputado do PL caiu 9 pontos percentuais. Os números divulgados em 15 de agosto mostravam os candidatos tecnicamente empatados. O prefeito permanece estável tendo oscilado 0,6 ponto percentual no último mês.

    Um dos motivos que explicam o resultado é o apadrinhamento político e a avaliação dos governos pelos eleitores da capital paraense. Segundo a pesquisa AtlasIntel, 59% dos entrevistados aprovam o governo Helder Barbalho, contra 37% que desaprovam. Em relação ao governo Lula, que apoia Edmilson Rodrigues, a reprovação é um pouco maior, no limite da margem de erro: 48% desaprovam, enquanto 46% aprovam. Já a gestão municipal é amplamente rejeitada por 76% dos entrevistados, e conta com apenas 17% de aprovação.

    A pesquisa desta quarta-feira ainda mostra que Thiago Araújo (Republicanos) cresceu 0,4 ponto percentual desde o último levantamento e está com 3,8%; Jefferson Lima (Podemos) aumentou 1,4 ponto percentual e está com 2,5%; Wellingta Macêdo (PSTU) saiu de 1% para 2,3%; Ítalo Abati (Novo) estava com 0,8% e agora tem 1,7% e Raquel Brício (UP) saiu de0,3% para 0,7%.

    Continua após a publicidade

    Por meio de questionário online, o instituto ouviu 1.204 entrevistados entre os dias 19 e 24 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PA-00296/2024.

    Segundo turno

    A pesquisa desenhou três cenários possíveis para o segundo turno em Belém. Normando vence Rodrigues e Mauro, enquanto o deputado ganharia do atual prefeito. Veja os cenários:

    Igor Normando (MDB) 56,7% x 19,5% Edmilson Rodrigues (PSOL)
    Igor Normando (MDB) 56,7% x 30,9% Éder Mauro (PL)
    Éder Mauro (PL) 47,3% x 37,6% Edmilson Rodrigues (PSOL)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.