PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Após reclamação, Moraes inclui PGR em depoimento de Torres

Subprocurador que integra equipe do procurador-geral, Augusto Aras, havia dito ao ministro que o órgão não foi intimado sobre primeira oitiva do ex-ministro

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jan 2023, 17h14 - Publicado em 23 jan 2023, 14h35

Ao remarcar o depoimento do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, para o próximo dia 2 de fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a uma reclamação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou que o órgão seja intimado a acompanhar e participar da oitiva. Torres é investigado por suposta conivência e omissão com os atos golpistas de 8 de janeiro.

No último dia 18, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos enviou uma petição a Moraes dizendo que a PGR não havia sido notificada sobre o primeiro depoimento de Anderson Torres, que ocorreu naquele mesmo dia. Na ocasião, no entanto, o ex-ministro e ex-secretário bolsonarista optou por ficar calado, alegando que sua defesa ainda não havia tido acesso aos autos da investigação.

Segundo Santos, a PGR soube dessa oitiva por meio da imprensa. “A ausência de intimação pessoal do Ministério Público nos autos dos inquéritos policiais e dos processos poderá configurar violação das normas vigentes”, escreveu o subprocurador, que atua na equipe do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Na decisão publicada nesta segunda-feira, 23, Alexandre de Moraes mandou intimar a PGR e adiou o depoimento de Anderson Torres, que ocorreria hoje, para 2 de fevereiro. O ministro adotou o entendimento para que haja tempo de os defensores do ex-ministro analisarem as informações do inquérito. Além de Torres, o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, é alvo da mesma investigação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.