Após críticas do PT, Rui Costa recebe convites do PDT e de outros partidos
Governador da Bahia agradeceu as propostas, mas disse que não tem o interesse de se desfiliar da sigla

As críticas que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), recebeu do próprio partido após a entrevista que concedeu a VEJA não passaram despercebidas em Brasília. O petista recebeu convites para se filiar ao PDT, PSB e PSD durante uma viagem à capital federal nesta semana. Costa agradeceu as ofertas, mas afirmou aos interessados que não irá deixar o PT.
Na entrevista, o governador disse que o PT deveria ter apoiado Ciro Gomes (PDT) em vez de ter lançado o ex-prefeito Fernando Haddad na disputa para presidente em 2018. Também conclamou os partidos de esquerda a formarem uma “frente ampla” em oposição ao governo de Jair Bolsonaro e afirmou que o PT não deve impor a bandeira “Lula livre” ao discutir alianças com outras legendas. Costa ainda fez críticas aos abusos de direitos humanos na Venezuela e admitiu que poderá ser pré-candidato à Presidência em 2022.
Parlamentares do PT e até o ex-presidente Lula fizeram críticas ao governador ao longo da semana. A Executiva Nacional do partido, por meio de nota, rebateu as declarações de Costa e disse que o eventual apoio a Ciro, “se à época já não se justificava, porque nunca foi intenção dele constituir uma alternativa no campo da centro-esquerda, hoje menos ainda, dado que ele escancara opiniões grosseiras e desrespeitosas sobre Lula, o PT e nossas lideranças”.
Costa tem dito a aliados que o PT está no direito de discordar dos seus pontos de vista. Ele reforça, no entanto, que não deixará de externar opiniões sobre as estratégias da sigla e sobre a política em nível nacional.
Publicamente, Costa ganhou o apoio do senador Jaques Wagner. Padrinho político do governador, ele disse que a nota emitida pelo PT era “totalmente descabida”. “Eu nunca vi a Executiva de um partido fazer uma nota daquele tamanho para repreender ou atacar um governador”, declarou o senador em entrevista à rádio Metrópole, de Salvador.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.