Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Advogado ligado a Lula parabeniza escolha de Lewandowski para a Justiça

Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, foi um dos nomes cotados para assumir o lugar de Flávio Dino; governo não confirma nomeação

Por Victoria Bechara Atualizado em 8 Maio 2024, 16h59 - Publicado em 10 jan 2024, 16h30

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, que apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a campanha eleitoral, comemorou a possível indicação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A expectativa é que a escolha seja anunciada por Lula nas próximas horas.

Marco Aurélio foi um dos nomes cotados para assumir o lugar de Flávio Dino como ministro da Justiça e é um dos articuladores mais próximos a Lula. O advogado também foi responsável por ajudar na arrecadação de doações à pré-campanha do petista em 2022. Em nota enviada a VEJA, ele afirmou que a escolha de Lewandowski para o comando da pasta é “a melhor” e “um verdadeiro presente para todos”.

No texto, o líder do Prerrogativas fez uma série de elogios ao ex-ministro do Supremo, que chamou de gentil e generoso. “É um dos juristas mais preparados da atualidade. Tem, pois, todas as condições para se tornar um dos melhores ministros da Justiça da história da República. Terá o meu apoio incondicional para enfrentar os graves problemas de segurança pública pelos quais passamos”, declarou.

“Com a confiança do presidente Lula e de cada um de nós, o ministro Ricardo Lewandowski formará uma grande equipe e nos encherá de orgulho e de esperança. Sorte e sucesso em mais este enorme desafio. E parabéns ao presidente Lula!”, escreveu.

Lewandowski já era o favorito para assumir o Ministério da Justiça, mas seu nome foi concretizado após uma reunião com Lula no Palácio do Planalto na segunda-feira, 8. O magistrado deve se reunir novamente com o presidente para definir mudanças na equipe da pasta antes do anúncio oficial. 

Continua após a publicidade

Leia a íntegra da nota de Marco Aurélio de Carvalho

 

“Ricardo Lewandowski honrou a toga e todas as funções que ocupou ao longo da sua vida pública.

Sempre foi gentil e generoso com todos com quem trabalhou.

Prestigiou a advocacia e a liberdade de imprensa como nenhum outro integrante do judiciário.

Continua após a publicidade

Teve a coragem necessária para dizer o que precisava ser dito, em especial nos momentos mais delicados da nossa história.

Nunca se escondeu na conveniência do silêncio.

Não se acovardou ou acocorou frente a pressão da mídia, da opinião pública e das hordas ávidas pelos tais justiçamentos.

Serviu o país com coragem e independência.

Continua após a publicidade

Nunca, em momento algum, deixou de atuar para conter o ativismo judicial, com suas duas perversas faces, a judicialização da política e a politização do judiciário.

É um dos juristas mais preparados da atualidade.

Tem, pois, todas as condições para se tornar um dos melhores Ministros da justiça da história da República.

Terá o meu apoio incondicional para enfrentar os graves problemas de segurança pública pelos quais passamos.

Continua após a publicidade

Terá, também, o meu apoio incondicional para enfrentar as mazelas de um racismo estrutural que está presente em todos os segmentos do nosso sistema de justiça e nos demais espaços de poder.

Tenho certeza de que não se deixará sucumbir pela visão atrasada dos que enxergam estas pautas como fruto de “identitarismos infantis” ou coisas do gênero, e nem tão pouco pela pressão dos que costumam aderir ao nefasto populismo penal que só agrava os problemas que promete combater.

Tenho certeza, também, de que terá a energia necessária para enfrentar os efeitos perversos de uma política de encarceramento em massa que prende muito e muito mal.

Não se esquivará dos desafios impostos por um sistema penitenciário medieval, e nem tão pouco da necessidade de rever, com urgência, nossa política para mortos e desaparecidos em nosso país.

Continua após a publicidade

Com a confiança do Presidente Lula e de cada um de nós, o Ministro Ricardo Lewandowski formará uma grande equipe, e nos encherá de orgulho e de esperança.

Sorte e sucesso em mais este enorme desafio.

E parabéns ao Presidente Lula!”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.