A pandemia de Covid-19 não acabou
É necessária a transição cautelosa do modelo de vigilância, assistência e vacinação, levando em conta o risco do surgimento de novas ondas da doença

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no domingo 17 o fim do estado de emergência sanitária nacional por causa da Covid-19, instituído em fevereiro de 2020. A decisão impacta em centenas de normas criadas durante a pandemia que possibilitaram o enfrentamento dessa emergência.
Essas normas regulamentaram o isolamento, a quarentena e a realização compulsória de exames médicos, a vigilância de fronteiras e a própria vacinação.
Além disso, as normativas permitiram o uso emergencial de vacinas e medicamentos e a obrigatoriedade da vacinação para frequentar alguns espaços públicos, o chamado passaporte vacinal.
Nesta mesma semana, na contramão da iniciativa brasileira, a Organização Mundial da Saúde orientou que os países mantivessem cautela nas tomadas de decisão neste momento, frente às incertezas epidemiológicas que cercam a doença.
É importante ressaltar que o fim dessas medidas não significa o fim da pandemia e que os cuidados preconizados devem ser mantidos.
Uma importante questão a ser enfrentada será o registro emergencial da vacina CoronaVac, que até o momento é a única vacina em uso no Brasil sem registro definitivo e deve ter sua situação reavaliada pela Anvisa e pelo ministério.
É necessária uma transição cautelosa do modelo de vigilância, de assistência e de vacinação, levando em conta, sempre, o risco do surgimento de novas ondas da doença.

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.