
“Essa demora na troca [do presidente e dos diretores da Petrobras] se deve a um dispositivo na chamada Lei das Estatais, a lei 13.303/2016, cuja tramitação no Congresso foi iniciada por mim, como presidente da Câmara, e pelo então presidente do Senado [Renan Calheiros, MDB], na tentativa de proteger as estatais da ganância do PT. Acontece que o texto final dessa lei saiu muito pior do que se esperava por conta do clima que o país vivia pelos abusos do PT. As regras criadas para a governança das estatais foram por demais exageradas. O presidente da República deve reagir de forma dura e imediata a essa situação, no mínimo alterando essa lei por Medida Provisória.”
(Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara. No Congresso, a manobra para mudar a Lei das Estatais é liderada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, antigo aliado de Cunha. O Partido dos Trabalhadores apoia a mudança com o argumento de que a lei “criminaliza a política”.)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)