
“O ‘gabinete do ódio’ do Bolsonaro é uma cópia mal feita do ‘gabinete do ódio’ do Lula. Esse, sim, é profissional e irrigado com milhões de reais, inclusive estranhamente porque ninguém sabe a origem disso. Ele [Bolsonaro] faz tudo igual. Então, veja, eles definem uma coisa e partem para cima de forma organizada e algumas pessoas de boa-fé, ingênuas, acreditam nisso (…) Setenta de cada cem eleitores brasileiros, das regiões mais desenvolvidas do Brasil, nas eleições de 2018 votaram no Bolsonaro. Não há a menor chance de 70% do eleitorado brasileiro ser de direita fascista, canalha, corrupta, como o Bolsonaro é. [Votaram por] mágoa, a mágoa extensa, o protesto magoado, embora tenha sido enganado. Para protestar contra o quê? A pior crise econômica da história brasileira, que é essa que está aí que foi produzida pelo Lula, pelo PT (…) É muito difícil [negociar apoio com outros partidos], o que não quer dizer que não vou tentar. É necessário, até porque o processo revela a minha disposição para dialogar com pessoas diferentes, e eu não utilizo suborno para tirar candidaturas do caminho, como o Lula está fazendo para tirar a candidatura da Simone Tebet. Essa atitude criminosa que só faz uma coisa, eles são tão imbecis… O que eles conseguiram com esse movimento do ‘gabinete do ódio’ dele [para retirada da candidatura do PDT], foi enfurecer quase 14 milhões de eleitores que tive [em 2018] e estão aí firmes comigo. Precisa ver na internet a raiva com que a militância que defende o projeto nacional de desenvolvimento está reagindo a essa impostura corrupta, fisiológica e antidemocrática do Lula, mas ele se sente autorizado a tudo.”
(Ciro Gomes, candidato presidencial do PDT, a Tainá Falcão, Renata Agostini, Iuri Pitta e Leandro Resende, da CNN.)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.