
Virtualmente empatados na liderança da disputa pelo governo do Rio, o governador Claudio Castro (PL) e o deputado Marcelo Freixo (PSB) definiram ontem o tom da campanha eleitoral no Estado, em entrevistas a Kennedy Alencar, Chico Alves e Italo Nogueira, do consórcio Uol/Folha:
— Como o Cláudio Castro foi tão absorvido por essa máfia no Rio [do MDB do ex-governador Sergio Cabral, condenado por corrupção], hoje ele é muito usado por essa máfia, que esteve em tantos governos e que quer o Cláudio Castro reeleito para continuar a estrutura corrupta do “toma lá, dá cá” —, certamente ele acabou fazendo acordos com quem não devia.
Na sequência, Castro retrucou:
— Ele é o candidato da máfia, que quebrou o Estado do Rio de Janeiro e escolheu um candidato para voltar ao poder, que é o senhor Marcelo Freixo, defensor de bandido. [Ele foi] eleito pela máfia e pelo tráfico de drogas. Recebi uma ameaça nesta semana do Comando Vermelho e, também, tem vários ditos pela internet dizendo que nenhum candidato ligado a mim poderá fazer campanha em locais [sob domínio] do Comando Vermelho. Então, acho que o tráfico já escolheu seu candidato.
Faltam quatro meses para a eleição. Castro e Freixo, líderes nas pesquisas, descrevem o Rio como um estado falido, onde uma população de 17,4 milhões de pessoas sobrevive “encarcerada” pelas máfias que dominam as instituições estaduais.
Políticos experientes, poderiam usar o tempo que resta até o passeio às urnas para contar aos 12,6 milhões de eleitores como pretendem, de fato, resgatar do cativeiro dos mafiosos o Rio que aspiram governar.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)