Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Jorge Pontes

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jorge Pontes foi delegado da Polícia Federal e é formado pela FBI National Academy. Foi membro eleito do Comitê Executivo da Interpol em Lyon, França, e é co-autor do livro Crime.Gov - Quando Corrupção e Governo se Misturam.
Continua após publicidade

Bolsonaro e o veto ao projeto que visa coibir as fake news

As notícias falsas se tornaram, para alguns, a verdadeira argamassa da conquista do eleitorado

Por Jorge Pontes
Atualizado em 1 jul 2020, 17h22 - Publicado em 1 jul 2020, 17h22

Nessa última terça-feira, dia 30 de junho, o Senado aprovou, com 44 votos favoráveis e 33 contrários, o projeto de lei (PL 2630/2020) que recebeu o nome de “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”, sendo mais conhecido como “PL das fake news”. O projeto agora será submetido à votação na Câmara dos Deputados.

Cabe registrar que o voto do senador Flavio Bolsonaro foi contrário ao aludido PL, e o presidente Bolsonaro mencionou hoje a hipótese de vetá-lo. Enfim, o controle das fake news parece não ser uma iniciativa que agrade (ou favoreça) o bolsonarismo.

Sem esmiuçar detalhes de seu conteúdo e minúcias de seu alcance, o projeto tinha, inicialmente, o escopo de combater a publicação de fake news e, ainda, responsabilizar sua produção e disseminação nas redes sociais e internet.

Com a virulência das militâncias virtuais e o ambiente político cada vez mais intelectualmente falso, fica difícil imaginar campanhas de alguns candidatos sem a possibilidade, tanto da desconstrução caluniosa dos oponentes, como da divulgação de qualidades e vantagens inverídicas sobre eles próprios.

Continua após a publicidade

ASSINE VEJA

Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’
Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’ Leia nesta edição: entrevista exclusiva com o advogado que escondeu Fabrício Queiroz, a estabilização no número de mortes por Covid-19 no Brasil e os novos caminhos para a educação ()
Clique e Assine

As fake news se tornaram, para alguns, a verdadeira argamassa da conquista do eleitorado. A regra, para um número considerável de políticos, é o jogo sujo.

Há aqueles que, com trajetória de mais de 30 anos de profunda mediocridade – em tudo que fizeram na vida – chegam aos píncaros da administração pública às custas da construção de uma imagem e de um perfil que nunca tiveram.

Continua após a publicidade

Desta feita, o PL é extremamente relevante pois, sem freios e sem limites legais, nas próximas eleições, nos aprofundaremos ainda mais no pântano das fake news e, aquele que melhor construir e elaborar suas inconsistências e mentiras sobre si, e mais profundamente difamar seus adversários, será invariavelmente o vencedor do pleito.

Essa situação lembra um desenho animado infantil, o Corrida Maluca, onde havia um personagem que disputava sempre a mesma corrida de automóveis, com os mesmos oponentes, e invariavelmente operava dezenas de falcatruas para vencer, mas nunca lograva a vitória. Era o Dick Vigarista.

Pois bem, se não coibirmos de alguma forma as fake news, as eleições brasileiras irão produzir repetidamente o sucesso retumbante para incontáveis Dick Vigaristas da nossa política.

Continua após a publicidade

Nada pior e mais negativo para uma sociedade do que assistir um trambique coroado de êxito, ou, como disse Rui Barbosa: “…ver triunfar as nulidades, prosperar a desonra, crescer a injustiça e agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus…”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.