A exumação de um casamento.
É segunda-feira, e a carta chega: as autoridades suíças avisam que, passadas cinco décadas, finalmente encontraram o corpo de Katya, que caíra em uma geleira nos Alpes em 1962.
Geoff jura que a notícia não lhe causa nenhuma sensação, e que havia muito tempo já ele não pensava na namorada que despencara para a morte enquanto eles faziam uma caminhada. Kate sabe que não é bem assim; uma espécie de estática atravessou a conversa. Terça, quarta, quinta, sexta: até o sábado, quando Geoff e Kate celebrarão seus 45 anos de casados com uma festa, o assunto Katya vai ressurgir e se revelar de uma extensão e de uma profundidade que Kate nunca suspeitara. Katya saiu da vida de Geoff muito antes de Kate entrar nela, mas agora essa ausência virou uma presença que domina tudo: Katya está lá, em alguma ravina nos Alpes, imortalizada pelo gelo nos seus 20 e poucos anos de idade; Kate e Geoff estão velhos. No decorrer dessa semana, Katya vai transformar tudo que Kate pensa sobre Geoff, sobre seu casamento com ele, e sobre o que foi sua vida nesses 45 anos.
Em suma: essa semana vai ser uma barra – e o diretor Andrew Haigh acompanha essa inquietação crescente colado ao desempenho arrasador de Charlotte Rampling, que vai caminhando da curiosidade para o pânico e, por fim, para a sensação de que é ela própria quem está despencando em um abismo. Tom Courtenay, também ele brilhante no papel de Geoff (os dois ganharam o Urso de Prata no Festival de Berlim este ano), parece cada vez mais errático desde que recebeu a carta, e vagueia para dentro e para fora da cena enquanto Kate tenta preencher as lacunas do passado e reinterpretar seu presente à luz dele.
Repare na quantidade de relógios em cena, e como Kate cai em si quando, na festa, ao dizer para o marido que quase o presenteou com um relógio naquela semana, ele responde: “Mas eu gosto de não saber que horas são”. Aliás, repare em cada momento da cena da festa, porque é num deles – um momento decisivo, mas muito sutil – que o filme vai se encerrar. Piscou, perdeu. E garanto que você não vai querer perder.
Trailer
45 ANOS(45 Years)Inglaterra, 2015Direção: Andrew HaighCom Charlotte Rampling, Tom Courtenay, Geraldine JamesDistribuição: Imovision